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Range Rover: 40 anos de Brasil
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
12/05/2010 | 07:00
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Para marcar o aniversário de 40 anos da linha Range Rover no Brasil, a Land Rover preparou uma festa no autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde apresentou as configurações 2010 do modelo. Jornalistas, revendedores, clientes e convidados VIPs compareceram para conhecer e dirigir na pista um dos ícones da prestigiada marca britânica, agora pertencente à indiana Tata.

Como a maioria dos produtos Land Rover, o Range Rover desempenha sua função tão bem no asfalto quanto na terra. Com acabamento interno e externo em alto nível, o modelo tem toda a tecnologia de ponta para enfrentar condições severas de terreno - neve, lama, pedras, areia, inclinações e fortes aclives.

Depois de poder apreciar a força do motor, o equilíbrio nas curvas e as frenagens seguras no circuito de Interlagos, foi a vez de conferir os atributos off-road numa pista no miolo do autódromo paulista. A Land Rover tem o poder de seduzir a quem tem oportunidade de dirigir um dos seus veículos.

Na versão 2010, O Range Rover tem novo motor a gasolina, mais potente e econômico. O V8 5.0 Supercharged rende 510 cv a 6000 rpm. O torque é de 62,5 mkgf a 6000 rpm. O consumo foi reduzido em 6,2%, perfazendo, segundo a montadora, 100 quilômetros com 15 litros. O propulsor também teve as emissões de CO2 reduzidas em 7%.

O Range Rover, que está disponível nas versões Sport e Vogue, também tem opção de motor diesel TDV8 biturbo de 3,6 litros, que rende 272 cv a 6.000 rpm e apresenta torque de 63,4 mkgf. A Vogue vai de R$ 385 mil (biturbo diesel V8) a R$ 399,9 mil. A versão Sport, com motor V6 3.0 turbodiesel, sai por R$ 279 mil - pode chegar a R$ 369 mil com motor 5.0 V8. A Sport SE custa R$ 309 mil e a Sport HSE sai por R$ 369 mil.

As mudanças no design exterior criaram visual harmônico nas versões Vogue e Sport. As grades dianteiras ficaram maiores e os emblemas Land Rover agora estão em preto e prata. Redesenhados, os conjuntos ópticos ganharam LEDs.

O interior foi reprojetado para deixar o console central com comandos mais acessíveis. O revestimento ganhou nova padronização e mais opções em couro.

Telas no painel mostram a ação da suspensão e rodas. As funções do computador de bordo também são acessadas por teclas no volante. O novo sistema de câmeras 360 graus auxilia nas manobras.

A linha 2010 conta com novo câmbio de seis velocidades sequencial. A suspensão foi redesenhada, apresentado-se mais robusta e confortável.

O sistema eletrônico monitora a pressão dos amortecedores de cada roda mais de 500 vezes por minuto, otimizando o desempenho da carroceria. O sistema de segurança inclui todas as siglas conhecidas - EBA, EBD, HDC, ABS, ETC, CBC e DSC. Existem ainda oito air bags.

País será o quinto mercado

A Land Rover é uma das maiores marcas de luxo no Brasil. Mesmo tendo portfólio de apenas quatro produtos (Defender, Freelander, Discovery e Range Rover), a empresa de origem britânica superava em vendas Audi, BMW e Mercedes-Benz até anos atrás. Com a crise mundial, a Land Rover não foi beneficiada com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ao contrário de outras marcas premium que tinham modelos com motorização 2.0.

O diretor de marketing e vendas da Land Rover no Brasil, Luiz Tambor, disse que a montadora tem planos ambiciosos no País. O objetivo é fazer com que a Land Rover tenha aqui o seu quinto maior mercado do mundo em cinco anos - atualmente ocupa a décima posição. "Nossos produtos agradam ao público local porque são luxuosos, parrudos e oferecem tecnologia de ponta", disse.

No primeiro trimestre, a Land Rover cresceu 54% no País em comparação ao mesmo período de 2009. Foram vendidos 1.173 veículos. No mundo, a média de crescimento da Land Rover foi de 36% no trimestre.




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