Automóveis Titulo Kia
Mohave, o bruto requintado

Por fora, veículo é um verdadeiro bruto, de aparência robusta. Mas por dentro, o acabamento é caprichado

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
22/04/2009 | 07:04
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A sul-coreana Kia acertou a mão ao projetar o utilitário esportivo Mohave. Por fora, o veículo 4x4 é um verdadeiro bruto, de aparência robusta, que se impõe pelo seu design agressivo e tamanho avantajado - são 4,88 metros de comprimento, 1,91 m de altura e 2,89 m de distância entre os eixos. O preço é de R$ 154,9 mil.

Ao entrar no modelo que leva sete pessoas, chamam a atenção o acabamento caprichado e de bom gosto, o conforto e o bom nível de equipamentos. Para dar a partida no motor, não é necessário inserir a chave: basta acionar um botão no painel (desde que a chave esteja no interior do veículo).

Os bancos são de couro claro, sendo que os dianteiros têm ajustes elétricos. Os da fileira do meio são deslizantes para facilitar o acesso aos assentos da terceira fileira e têm regulagem dos encostos. Os dois bancos adicionais, por sua vez, podem ser rebatidos ao nível do assoalho do porta-malas para acomodar mais bagagem (chegando a 1.220 litros).

O ar-condicionado digital permite regulagem de temperatura independente para o motorista, passageiro dianteiro e ocupantes do banco traseiro.

O sistema de som conta com CD player com MP3 cujos comandos estão no volante, entrada auxiliar, USB e extensão para iPod, além de quatro alto-falantes e dois tweeters. O utilitário sul-coreano tem ainda controlador de velocidade e teto solar elétrico.

DESEMPENHO
Dirigir o Mohave é prazeroso. O motorzão 3.8 V6 entrega 275 cavalos de potência e 36,9 mkgf de torque, o que garante respostas imediatas assim que o motorista pisa com mais vontade no acelerador. A direção é hidráulica e a transmissão é automática de cinco velocidades, com opção de trocas sequenciais.

O condutor pode selecionar no painel a opção de tração: 4x2, 4x4 ou reduzida. Para quem pretende andar na terra, os números são interessantes - 22,7 centímetros de altura mínima do solo, 27,3º de ângulo de ataque, 22,5° de ângulo de saída e 20,1° de ângulo de rampa. As rodas de liga leve têm aro de 18 polegadas e são calçadas por pneus 265/60.

Além do sensor de estacionamento traseiro, o Mohave tem uma câmera traseira cujas imagens aparecem no visor de LCD no retrovisor interno. O sistema é acionado quando a marcha à ré é engatada.

SEGURANÇA
O Mohave é bem servido de equipamentos de segurança. Tem freios com ABS, oito air bags (frontais, laterais e de cortina para todos os assentos, com sensor de capotamento), controle eletrônico de estabilidade, sistema de controle de tração, assistente de controle de descida - que mantém o veículo alinhado e com velocidade estável mesmo em declives íngremes -, além de assistente de controle em aclives, que ajuda o motorista ao parar em subidas acentuadas impedindo que o veículo deslize para trás.

Segundo a Kia, o Mohave recebeu classificação cinco estrelas em testes de colisão, a mais alta nota possível, em avaliação de impacto frontal e lateral. O modelo foi testado pelo NHTSA (sigla em inglês de Departamento Nacional de Transporte e Administração da Segurança no Tráfego dos Estados Unidos) e foram considerados todos os assentos do veículo. A unidade testada apresentava air bags laterais, como as que são comercializadas no Brasil.

MOTOR A DIESEL
Neste mês, a Kia começou a vender no País a versão movida a diesel do utilitário esportivo. Com motor V6 3.0 VGT que entrega 250 cavalos de potência e 50 mkgf de torque, a nova opção custa R$ 184, 9 mil.

Esse é o primeiro modelo da marca sul-coreana a vir equipado com transmissão automática de seis velocidades.

NÚMEROS
Motor: 3.8 V6 a gasolina
Potência: 275 cv a 6.000 rpm
Torque: 36,9 mkgf a 4.400 rpm
Transmissão: Automática de cinco velocidades
Ângulo de ataque: 27,3°
Ângulo de saída: 22,5°




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