Cultura & Lazer Titulo Televisão
Série inédita na TV conta trajetória de Nelson Mandela

Dividida em três episódios, ‘Madiba’ estreia amanhã na Globo, após ‘Auto da Compadecida’, que tem apresentação comemorativa

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
06/01/2020 | 07:00
Compartilhar notícia
Rede Globo/Divulgação


Nelson Mandela (1918-2013) foi um dos mais importantes líderes mundiais. Presidente da África do Sul entre os anos de 1994 a 1999 era chamado por lá de Madiba, nome do clã ao qual pertencia. E a partir de amanhã a Globo apresenta série inédita na televisão brasileira, que tem como nome seu apelido e conta a trajetória singular, desde o tempos sombrios de luta contra a segregação racial até a conquista da presidência. A apresentação será de terça a quinta, na primeira semana após O Auto da Compadecida e, na segunda, depois de Chacrinha.

No primeiro episódio, Mandela (Laurence Fishburne) sai de casa para estudar direito. Sem conseguir ignorar a injustiça sofrida pelos negros, ele se junta ao partido político ANC (Congresso Nacional Africano).

Filmada na África do Sul e dirigida por Kevin Hooks, a série é uma adaptação das autobiografias de Mandela, Conversas que Tive Comigo e Nelson Mandela por Ele Mesmo. Na obra, surgem outros personagens históricos como Oliver Tambo (Orlando Jones), presidente do partido ANC entre 1967 e 1991 e amigo de Mandela; Winnie Madikizela-Mandela (Terry Pheto), mulher de Mandela; Govan Mbekil (Hlomla Dandala), ativista político e líder do ANC; Abram Fischer (Grant Swanby), advogado que defendeu Mandela; e Hendrik Frensch Verwoerd (Michael Nyqvist), primeiro-ministro da África do Sul entre 1958 e 1966.

COMEMORAÇÃO
O clássico O Auto da Compadecida, obra de Ariano Suassuna, completa duas décadas da estreia. Para celebrar a data, a emissora também reapresenta, a partir de amanhã, a série, com reformulação gráfica, remasterização e nova abertura. Os quatro episódios serão exibidos de amanhã a sexta, após Amor de Mãe.

O Auto conta a história de João Grilo, um nordestino que dribla com sagacidade as dificuldades para garantir o pão de cada dia. É ele quem atravessa os quatro episódios provocando muitas confusões e enganando ricos e poderosos, ao lado de Chicó, seu companheiro de estrada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;