Turismo Titulo
Volta ao mundo em 24 dias é possível em travessia de trem
03/12/2019 | 11:18
Compartilhar notícia


Um dos maiores sonhos daqueles que são imbuídos de espírito livre é dar uma volta ao mundo. Não há nada que se iguale à experiência de ver paisagens e conhecer a fundo culturas e hábitos com os próprios olhos. Nesse caso, tudo o que um viajante procura é estabelecer contato com povos e realidades distantes, tanto ao mergulhar na história quanto na identidade local expressa pela arte, gastronomia ou arquitetura.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Nem todos, entretanto, têm a disposição de sair com uma mochila nas costas. Então, quebrar as fronteiras a bordo de trens confortáveis é uma oportunidade e tanto de explorar o mundo. Foi pensando nesse público que o Grupo TT Travel criou uma travessia de trem que dura 24 dias e passa por diversos países.

LEIA MAIS: FAMÍLIA VIVE EM MOTORHOME PARA DAR VOLTA AO MUNDO
CRUZEIRO DE VOLTA AO MUNDO TEM ROTEIROS PARA 2019 E 2020

Volta ao mundo

A quarta edição da “Volta ao Mundo de Trem” apresenta uma cruzada sob trilhos pelo Hemisfério Norte ao passar pelos continentes europeu, asiático e americano. Durante 24 dias – de 15 de agosto a 7 de setembro de 2020 –, os passageiros percorrerão aproximadamente 16 mil quilômetros de malha ferroviária por 14 cidades do Canadá, da China, da Mongólia e da Rússia.

Toronto

A viagem começa em grande estilo na cidade de Toronto, com um jantar no restaurante 360 da CN Tower, que proporciona vista completa da maior cidade canadense.

A partir daí, vale admirar o cenário pelas janelas panorâmicas do Trem Canadense num trajeto que atravessa as Montanhas Rochosas e passa por florestas de coníferas até chegar no Jasper Natural Park.

Ali está o lago de água azul cristalina Maligne Lake, um dos mais belos do pedaço. Em seguida vem o Glacier Skywalk, uma plataforma suspensa de vidro que passa a impressão de caminhar sobre nuvens em meio ao visual dos desfiladeiros de neve. Já nos campos de gelo de Columbia, um passeio de snowcoach tem tudo para conquistar os amantes de ambientes gelados ao longo do panorama do Glaciar Athabasca.

Vancouver

O trecho canadense culmina em Vancouver, cidade que abriga imigrantes de todas as partes do mundo, sobretudo da Ásia. Num city tour local é possível visitar os famosos totens esculpidos na madeira no Stanley Park; o mercado público de Granville Island e suas lojas de joias, roupas, cerâmicas e artesanato; além de Gastown, bairro histórico de atmosfera tipicamente inglesa.

Desse ponto, como um oceano separa os continentes, um voo da Air Canada levará o aventureiro itinerante até o outro lado do mundo.

Pequim

Embora cada dia mais moderna, a cultura milenar é o grande atrativo da China. Em Pequim, a tradição de antigos impérios se revela no Museu Nacional, onde se encontram mais de um milhão de relíquias do país.

Lar dos imperadores das dinastias Ming e Qing, a Cidade Proibida serviu por 500 anos como centro político do país. Antes acessível apenas para a realeza, hoje está aberta a todos.

O Palácio de Verão, por sua vez, é reconhecido por ter os maiores e mais conservados jardins do continente asiático. Tem tanta história que foi listado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Além disso, os viajantes têm a oportunidade de visitar uma das Sete Maravilhas do Mundo. A Muralha da China, imponente obra arquitetônica construída para impedir a invasão das nações do norte, também está no roteiro.

Mongólia

Da capital chinesa, uma viagem de 36 horas atravessará as planícies do Deserto de Gobbi, onde se poderá apreciar o pôr do sol entre as montanhas e um céu repleto de estrelas ao anoitecer.

No Parque Nacional Gorkhi Terelj, formações rochosas maciças entre vales serpenteados por um rio sinuoso deixam qualquer um fascinado. A investida por terras áridas ainda compreende uma visita a uma família nômade que vive em iurtas, tendas circulares características do povo mongol.

Já na base da estátua de Chinggis Khaan existe um museu arqueológico onde se pode provar trajes representativos do país. O tour pela Mongólia ainda chega à capital Ulan Bator, que reserva, entre outras atrações, entrada ao Mosteiro Gandan, templo budista de estilo tibetano e vista panorâmica do Monte Zaisan.

Rússia

A viagem entra no seu trecho final quando adentra o território russo pela lendária Ferrovia Transiberiana. No entanto, ainda há um longo trajeto a ser percorrido, já que a Rússia tem dimensões continentais.

Ao longo do caminho, tão mítico quanto inspirador, o viajante pode contemplar as paisagens da Sibéria. O Lago Baikal – o maior de água doce do mundo – e o Museu Taltsy, em Irkutsky, também estão no roteiro. Este último parece uma antiga vila com longas ruas, casas de madeira e moinhos aquíferos.

Novosibirsk guarda o Teatro de Ópera e Ballet, enquanto Ecaterimburgo – nas proximidades dos Montes Urais, que separa Ásia e Europa –, é paco da Igreja Sangue Derramado, que reconta os dias finais dos Romanov. Foi nesse templo cristão ortodoxo, um dos monumentos mais simbólicos da Rússia, que o Imperador Nicolau II e sua família foram executados – o que marcou o fim do czarismo no país.

Cazã

Ao cruzar a divisa para a porção europeia, chega-se a Cazã, que mostra na cultura todo o reflexo da mistura entre continentes. A gastronomia local é um exemplo de combinações russas e búlgaras no uso de ingredientes, condimentos e temperos.

Já nas edificações destaca-se o Kremlin da cidade – erguido sob ordens do czar Ivan, o Terrível –, mais um Patrimônio Mundial da UNESCO que entra no roteiro como entretenimento imperdível.

Moscou

O Kremlin de Moscou, sede do governo russo, é um dos passeios obrigatórios quando se alcança a capital do país, que marca o fim da jornada de trem. Visto em determinados períodos da história como um dos lugares mais fechados e temidos do mundo, o local abre seus portões atualmente a fim de compartilhar com o público a grandiosidade dos seus jardins, de seus museus e de suas catedrais.

Serviço

Os serviços contratados já incluem um guia brasileiro, que acompanha toda a viagem de trem, bem como outros profissionais locais de cada parada.

Além disso, o pacote inclui 58 refeições, 14 noites a bordo dos trens em cabines com duas camas e oito noites em hotéis de quatro ou cinco estrelas. Os valores devem ser consultados diretamente no Grupo TT Travel.

TOP 10 cidades para conhecer em 2020

Para os turistas que estão procurando a próxima viagem, a publicação de turismo Lonely Planet reuniu 10 cidades para conhecer em 2020.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;