Nacional Titulo
Funasa visita municípios do NE prejudicados pela chuva
Do Diário OnLine
Com Agências
14/02/2004 | 16:48
Compartilhar notícia


Os municípios mais prejudicados pelas enchentes na região Nordeste estão recebendo a visita de técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para analisar a qualidade da água consumida pela população. Órgão do Ministério da Saúde, a Funasa vai realizar oito mil análises bacteriológicas.

Uma dessas unidades está no município de Cabrobó (PE), onde a situação é considerada crítica. Outra unidade se desloca na segunda-feira do Maranhão para o Piauí, estado que também foi muito castigado pelas chuvas. A terceira unidade está no Ceará e vai atender os municípios daquele estado e do Rio Grande do Norte. Além das unidades móveis, a Funasa realiza testes nas Unidades Regionais de Controle de Qualidade da Água (URCQA) nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e Maranhão.

A prioridade no atendimento é para os municípios em que a Defesa Civil reconheceu a situação de calamidade pública ou de emergência e que estão com o sistema de abastecimento de água comprometido. A Funasa trabalha em articulação com outros órgãos federais, estaduais e municipais. Em todo o país, 454 municípios foram atingidos pelas enchentes, deixando 120 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

A diretora do Departamento de Engenharia de Saúde Pública, Kátia Ern, disse que, com as enchentes, a água destinada ao abastecimento da população pode ter sido contaminada e provocar doenças como giardíase, amebíase, hepatite, cólera, febre tifóide, leptospirose e diarréia.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;