Política Titulo Eleições 2012
Políticos ignorados por
meio milhão de eleitores

Um a cada três eleitores do Grande ABC disse 'não'
aos políticos na histórica votação ocorrida no domingo

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
09/10/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Meio milhão de eleitores disse ‘não' aos 36 candidatos a prefeito do Grande ABC na votação de domingo. Foram 550.397 cidadãos que se ausentaram das urnas ou emitiram voto branco e nulo nas sete cidades da região. O que representa 27,77% de rejeição aos políticos (veja arte ao lado).

Significa dizer que um a cada três eleitores ignorou o primeiro turno da eleição de 2012. Aumento de 9% em relação ao pleito de 2008, quando 25,46% deixaram de depositar seu voto em algum candidato.

O aumento expressivo poderia ser explicado pelo fato de três prefeituráveis estarem nas urnas com o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, pois foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Os votos dados a eles foram separados e computados como nulos. Só entrará na conta dos sufrágios válidos se eles reverterem a situação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dessa forma, se somarmos os 293 votos concedidos a Vladão (PCB-Diadema), 15.367 a Diniz Lopes (PR-Mauá) e 16.831 a Dedé (PPS-Ribeirão Pires), segundo dados do TSE, o percentual de rejeição aos políticos do Grande ABC seria de 26,13%.

 

MAIORES REJEIÇÕES

A situação de Dedé elevou o índice de rejeição dos eleitores de Ribeirão Pires a mais alto patamar da região. Mais da metade, ou 51,68% das pessoas aptas a votar, ou não compareceram ou votaram nulo, branco ou em Dedé, cujos sufrágios não foram contabilizados.

A segunda maior rejeição entre os sete municípios ficou com Santo André, onde 34,41% dos eleitores se abstiveram ou optaram por brancos e nulos. Ou seja, um a cada três eleitores disse ‘não' aos candidatos andreenses. Em Mauá o percentual chegou a patamares semelhantes, com 32,23% ignorando os políticos.

 

MENORES REJEIÇÕES

A exemplo do que ocorreu em 2008, São Caetano teve o menor número de abstenções e votos brancos e nulos. Há quatro anos, 18% dos eleitores rejeitaram os candidatos da cidade. Neste ano o percentual subiu um pouco, mas continuou sendo o menor da região, com 19,16%.

Na cidade que elegeu Paulo Pinheiro (PMDB) prefeito, apenas 8,80% votaram branco ou nulo. E 10,36% por algum motivo não compareceram às cabines de votação no domingo.

Rio Grande da Serra teve o segundo menor percentual de rejeição, com 23,70% dos eleitores que evitaram os quatro prefeituráveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;