Política Titulo
Candidatura de Ciro em São Paulo mexerá na relação de PSB e PT
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
09/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O apoio do PT à possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo do Estado de São Paulo na eleição do ano que vem pode mexer com a conjuntura política entre os dois partidos nos municípios paulistas.

A pouco mais de um ano do pleito que definirá o novo comandante do Palácio dos Bandeirantes, o atual quadro passa por metamorfoses, as quais tendem a influenciar principalmente o jogo em São Bernardo.

Em âmbito nacional, socialistas e petistas estão pareados e trabalharão em prol do êxito da ministra Dilma Rousseff (PT), indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo - no governo federal o PSB está contemplado com o Ministério da Ciência e Tecnologia (Sergio Rezende), e a Secretaria Especial de Portos (Pedro Brito do Nascimento).

No Estado, porém, o PSB está alinhado com o governador José Serra (PSDB) - que inclina para disputar o Planalto em 2010 -, enquanto o PT paulista acentua oposição ferrenha ao tucano.

Há dois cenários distintos, que poderão culminar em um só panorama a partir do próximo ano. A candidatura de Ciro Gomes em São Paulo, apoiada pelos companheiros de Lula, torna-se cada vez mais iminente.

Isso porque é grande a dificuldade de os petistas apontarem um nome para fazer frente à chapa tucana, propensa a lançar como cabeça o secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin.

A árdua missão do partido fundado a partir das causas sindicalistas, no início da década de 1980, é desconstruir a imagem de bom gestor do PSDB, legenda que detém o poder ininterrupto em São Paulo desde 1995, com Mário Covas. Outro fator que sopra contra o PT é o tabu de nunca ter assumido a principal cadeira do Executivo Paulista.

A bancada socialista na Assembleia Legislativa - formada por cinco parlamentares - integra atualmente a base de sustentação de Serra. Mas a migração para a ala petista não seria algo laborioso de ser efetivado. O PSB vota com os tucanos, mas não está no primeiro escalão da máquina estadual.

Ao contrário de algumas cidades como São Bernardo, onde PSB e PT apresentam rivalidade histórica e, com Ciro Gomes confirmado para a disputa ao Palácio dos Bandeirantes, terão de conviver como velhos amigos que nunca foram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;