Política Titulo Mauá
Suzantur beneficia banco ligado a ex-sócio

Concessionária oferece a funcionários cartão de instituição da família de ex-dono da empresa

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
03/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Operadora exclusiva das linhas de ônibus de Mauá, a Suzantur oferece cartão do banco Caruana Financeira aos funcionários da concessionária. A instituição bancária é da família de ex-sócio da própria viação.

Essa relação gerou críticas por parte do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC), que emitiu comunicado oficial pedindo que os trabalhadores da Suzantur rejeitem proposta de cartão do banco Caruana.

“A Suzantur está enfiando goela abaixo um cartão de uma financeira com o nome de Caruana. Queremos deixar claro que o sindicato não tem nada a ver e nem concorda com tal situação. Pelo que entendemos, o Caruana é um tipo de cartão salário que obriga os trabalhadores receberem seus salários em um específico caixa 24 horas. Além disso, eles cobram uma taxa de manutenção do cartão e empurram, também goela abaixo, tal de seguro de vida que nem sabemos se existe realmente”, diz a mensagem publicada no site do Sintetra.

No texto, o sindicato ainda alerta que acionará o MP (Ministério Público) contra a medida. “Se não bastassem as inúmeras irregularidades trabalhistas desta empresa, o empresário inventou mais esta falcatrua para lesar seus funcionários.”

A Caruana Financeira é presidida por José Garcia Netto, o Netinho. Ele é irmão de Ângelo Roque Garcia, que foi proprietário da Suzantur até 2011. Netinho respondeu pela concessionária até 2013, quando a empresa passou a gerenciar emergencialmente algumas linhas do transporte coletivo, por decisão do prefeito Donisete Braga (PT). O empresário figura no rol de amizades do petista.

Na sexta-feira, o Diário revelou que a Caruana financiou parte da frota dos coletivos. A transação foi autorizada quando Ângelo Roque Garcia já não respondia mais pela Suzantur.

A equipe de reportagem do Diário conversou com alguns motoristas e cobradores da concessionária, mas nenhum soube ou quis confirmar sobre o cartão da Caruana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;