Política Titulo
PT-SP estuda lançar federal para duelar voto com Siraque
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O diretório estadual do PT não descarta lançar candidato a deputado federal em 2014 no campo regional para duelar com o já parlamentar Vanderlei Siraque (PT-Santo André). Devido a problemas internos com o petista, a articulação tem se fortalecido nos bastidores da executiva paulista, o que resultaria em confronto entre dois correligionários na cidade, mesmo sob risco de perder a representatividade política no Congresso Federal.

O nome cotado para cumprir esse papel está sendo estudado dentro da cúpula petista, o que viabilizaria, inclusive, quadro de cidades vizinhas no Grande ABC para receber as bênçãos e, consequentemente, ajuda financeira na campanha. O maior impasse fica por conta do compromisso firmado entre o prefeito Carlos Grana (PT) e Siraque, que desistiu, em 2011, de entrar na prévia que definiria o candidato da sigla ao Paço. O chefe do Executivo fez acordo com o deputado de apoio exclusivo à sua reeleição.

Em caso de adesão efetiva do prefeito, esse ajuste de ponteiros enfraqueceria a empreitada sobre Siraque. Em contrapartida, na eleição de outubro, houve excesso de reclamações de falta de empenho do deputado na campanha de Grana. O prefeito, por sua vez, nega que haja problemas, reiterando suporte para contribuir com a candidatura do correligionário, dono, atualmente, de simpatia restrita no diretório. O ponto a favor do parlamentar é a capilaridade eleitoral - em 2010, ele obteve 93 mil votos.

Com forte chance de pleitear vaga na Assembleia Legislativa, o presidente do PT andreense, Luiz Turco, é cogitado entre os possíveis ‘coringas'. Por outro lado, Turco rechaça a possibilidade, ao sustentar que continuará a atuação por consenso na legenda. "Temos de ter maturidade e trabalhar para eleger um (deputado) estadual e outro federal. A estadual não tem tradição de interferir no município", disse, ao ponderar, entretanto, que o diretório paulista define a chapa.

Com o governo andreense nas mãos do PT, Turco argumentou que a executiva também necessita dialogar com as lideranças da cidade. "O projeto passa por ter uma candidatura (para cada posto) no PT, mas não podemos esquecer de conversar com as demais forças (aliadas)."

Siraque não foi localizado para comentar o assunto. Recentemente, ele adiantou que aguarda adesão não só do prefeito, bem como da equipe de governo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;