Nacional Titulo
NYT: Brasil não deve conseguir liberação de vistos
Do Diário OnLine
14/01/2004 | 10:40
Compartilhar notícia


A 'pressão' que o Brasil vem exercendo sobre o governo americano para que sejam liberados os vistos de brasileiros que viajam aos Estados Unidos não deve ter sucesso. A análise consta em uma reportagem publicada pelo jornal norte-americano The New York Times nesta quarta-feira.

Após descrever a conversa mantida entre os presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Geoge W. Bush em Monterrey, no México, paralelamente à Cúpula das Américas, o diário ressalta porque o Brasil não deve conseguir a liberação.

Segundo o NYT, "o Brasil não cumpre quase nenhum dos padrões estabelecidos pelo Departamento de Estado para inclusão no grupo de países isentos". Apenas cidadãos de 27 nações, em sua maioria européias, não são identificados ao desembarcarem nos EUA. "Para uma nação se candidatar, a proporção de vistos recusados pelos EUA deve ser abaixo de 3%. A taxa do Brasil está em dois dígitos, nem perto do ideal", ressaltou o jornal.

Outro motivo para a provável "falta de sucesso" das reivindicações brasileiras é a falta de controle dos passaportes. De acordo com o NYT, no Brasil "há fraudadores habilidosos produzindo documentos brasileiros e americanos falsos". O Brasil, ainda segundo o veículo, só perde para o México em número deportações de imigrantes inadmissíveis por causa de documentos irregulares.

O The New York Times destaca ainda que, em resposta ao procedimento dos EUA, o Brasil também começou a exigir o 'fichamento' dos americanos em visita ao país, com fotografias e impressões digitais, com base no princípio internacional da reciprocidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;