Política Titulo
Oposição vota em peso em projeto do Executivo
Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
06/07/2005 | 08:22
Compartilhar notícia


Na última sessão do semestre, nesta terça-feira na Câmara Municipal de Santo André, a oposição votou em peso no projeto do Executivo que autoriza a Prefeitura a realizar operação de crédito de R$ 42,36 milhões com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A verba vai para obras habitacionais e urbanísticas nas favelas Espírito Santo e Jardim Cristiane e revitalização do córrego Taioca. Antes da votação, os parlamentares se reuniram com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rosana Denaldi, que explicou detalhes do projeto e conseguiu reverter a opinião dos vereadores.

Outro fator de persuasão foi a presença de cerca de 200 militantes do movimento de moradia que aguardaram no plenário, com bandeirolas e apitos, por quase três horas até que a votação começasse. Inicialmente, opositores ao governo – PSDB e PFL – reclamaram da mobilização e diziam que era muito difícil votar contra o projeto diante daquela platéia.

A polêmica sobre a proposta da Prefeitura que encerrou as atividades parlamentares deste semestre – desta quarta-feira a agosto a Câmara estará de recesso –, começou na quinta-feira passada, quando o Executivo protocolou o projeto de lei. "Tivemos muito pouco tempo para analisar a proposta", reclamava nesta terça-feira Aidan Ravin (PDT) antes de entrar na reunião com a secretária. A seu lado, o pefelista Paulinho Serra exibia cópia da lei 8.639/04 (que seria alterada pelo projeto) com detalhes da obra a ser realizada. "Só tenho esses dados porque fui atrás, preciso de respostas a uma série de dúvidas", dissera Serra.

Ao sair da reunião a caminho do plenário, o tucano Airton Bíscaro, que antes tinha vários questionamentos, se mostrava satisfeito com as explicações de Rosana Denaldi. "O projeto de revitalização do córrego Taioca (para onde vai parte dos recursos) é muito bom. As casas (de quem será removido) terão 45 m² e não serão dadas", disse Bíscaro. "Se essas informações tivessem chegado antes, evitaria todo esse desgaste e o sacrifício desses moradores que estão aí (no plenário) há tanto tempo", completou.

A aprovação do projeto e das emendas, em duas votações, aconteceu em menos de 30 minutos. Dezoito vereadores presentes foram favoráveis à proposta do Executivo, que nem precisou ser defendida na tribuna.

O empréstimo de R$ 42,36 milhões será pago em 120 prestações pela Prefeitura. Para as obras de urbanização das favelas Espírito Santo e Jardim Cristiane será necessário remover várias famílias que moram em área de risco, segundo o vice-presidente do MDDF (Movimento dos Direitos dos Favelados), Domingos Oliveira dos Santos. Parte do núcleo Espírito Santo está localizado sobre um aterro sanitário desativado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;