Turismo Titulo Itália
Festivais de vinho na Toscana começam em setembro
18/07/2018 | 14:18
Compartilhar notícia


Setembro marca o período da colheita das uvas, conhecido como vindima, na região central da Itália. Não à toa, é nesse mês que começam por lá os festivais de vinho da Toscana, de forma a celebrar o início do processo de produção de alguns dos rótulos mais famosos do mundo.

LEIA MAIS: TEMPORADA DE CRUZEIROS FLUVIAIS PELA ITÁLIA: CONHEÇA ROTEIROS
CONHEÇA PERÚGIA, NA ITÁLIA, SEM SAIR DE CASA

Festivais de vinho na Toscana: região

A região conta com algumas das cidades mais procuradas por quem vai à Itália. Florença, Siena e Pisa fazem parte da lista. As festividades por lá têm a degustação como atração principal para quem visita os festivais de vinho da Toscana, além da gastronomia.

Ruas medievais de San Gimignano, em Siena

Em Grosseto, na região de Pitigliano, o turista pode degustar o Bianco de Pitigliano DOC, um dos poucos vinhos brancos produzidos na terra da bebida tinta. Há programação de jantares especiais e bailes em algumas adegas da província.

A cidade de Scansano, também na região, promove a Festa dell’Uva em dois finais de semana de setembro – nos dias 22 e 23 e depois em 29 e 30. As ruas do centro histórico são transformadas em uma grande festa com música, desfile de carros alegóricos e mercado de artesanato. Tudo isso regado ao vinho Morellino.

Siena também deve entrar na lista de visitas graças à Festa dell’Uva e del Vino em Chiusi. Por lá, há degustações guiadas por sommeliers, refeições preparadas com produtos locais nas adegas e performances itinerantes, de 28 a 30 de setembro.

Já em Lucca, a dica é provar do vinho Montecarlo. Não deixe também de ir à comuna de Manciano assistir aos espetáculos de fogos de artifício. A atração ainda oferece degustações de vinhos nas adegas e de pratos, como o crepe coberto com queijo.

Mais festas

A região de Florença conta com mais opções de festas. Uma delas é a Expo del Chianti Classico, de 6 a 9 de setembro, que está na 48º edição. A atração oferece programação com eventos culturais, degustação de vinhos e apresentação de novos rótulos. Exposições e estandes com venda de produtos típicos, como o presunto toscano, recheiam o evento.

Praça da Cidade, em Florença

Outra atração pela região é o Boccaccesca Food and Wine Festival, que, todos os anos, reúne milhares de visitantes nas ruas medievais da cidade de Certaldo Alto. A edição deste ano está marcada para entre os dias 5 e 7 de outubro.

Além das degustações de vinhos como Chianti Classico e Brunello di Montalcino, quem estiver no festival poderá provar produtos da região, como pães, sopas e bolos, e também assistir a competições entre renomados chefs italianos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;