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Saiba como prevenir as cãibras



07/02/2011 | 00:00


As cãibras são contrações involuntárias de um músculo e afetam principalmente os músculos das pernas (panturrilha) e dos pés. Desaparecem rápido, tem curta duração e são dolorosas. Podem afetar qualquer pessoa durante o sono e principalmente durante ou após os exercícios. Apesar de existirem muitas causas para as cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a ter cãibras musculares. O sódio é importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis, e uma leve tensão, somada a um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente. Por isso beber água durante a atividade física é fundamental para prevenir o desconforto. As bebidas isotônicas também ajudam a repor os níveis de sódio. Outra causa de cãibras pode ser devido a diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos. Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares também favorecem as cãibras. O uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares. Faça uma alimentação adequada, com pouco sal e descanse após os treinos. Não esqueça de praticar alongamento e massagear o músculo afetado, o que ajuda a aliviar a dor. Por Yasmin Barcellos



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Saiba como prevenir as cãibras


07/02/2011 | 00:00


As cãibras são contrações involuntárias de um músculo e afetam principalmente os músculos das pernas (panturrilha) e dos pés. Desaparecem rápido, tem curta duração e são dolorosas. Podem afetar qualquer pessoa durante o sono e principalmente durante ou após os exercícios. Apesar de existirem muitas causas para as cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a ter cãibras musculares. O sódio é importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis, e uma leve tensão, somada a um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente. Por isso beber água durante a atividade física é fundamental para prevenir o desconforto. As bebidas isotônicas também ajudam a repor os níveis de sódio. Outra causa de cãibras pode ser devido a diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos. Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares também favorecem as cãibras. O uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares. Faça uma alimentação adequada, com pouco sal e descanse após os treinos. Não esqueça de praticar alongamento e massagear o músculo afetado, o que ajuda a aliviar a dor. Por Yasmin Barcellos

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