Política Titulo Participação
Orçamento Comunidade é finalizado
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
30/06/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano realizou ontem a quarta e última plenária do Orçamento Comunidade 2012.

A participação da população no encontro, que ocorreu na Associação Comercial e Industrial da cidade, foi tímida. A meta era abranger moradores do Centro e dos bairros Fundação, Prosperidade e Santo Antonio.

Mas pouco mais de 80 pessoas compareceram ao evento, sendo apenas 20 da sociedade. O restante era formado de funcionários do Paço, secretários e vereadores.Mesmo assim, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) afirmou que a participação presencial tem crescido, mas que o meio eletrônico é fundamental. "Temos que criar a cultura e perceber a importância de participar do que é feito para a cidade."

Auricchio destacou que o município está bem, mas que ainda falta muito. O petebista explicou que um dos principais objetivos para continuar a crescer é qualificar os jovens. "Vamos preparar esses cidadãos para absorver os benefícios que virão com a criação de milhares de empregos daqui a dois, três anos. A Prefeitura será o indutor para esse avanço econômico e social. A Educação é prioridade."

O vereador oposicionista Edgar Nóbrega (PT) disse que a ideia do Executivo de realizar o Orçamento Comunidade é boa, mas ainda necessita revisão. "As audiências foram feitas mais para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do que para discussão."

Na opinião do petista, a administração deveria ter trabalhado melhor a articulação com as lideranças dos diversos setores da sociedade civil. "É necessário ter agentes para organizar a sociedade, a mobilização não vai brotar do nada", comparando claramente às estratégias utilizadas pelo PT para viabilizar os orçamentos participativos.

Para ele, é essencial que os presentes possam dar opiniões durante a plenária, o que não ocorre hoje em São Caetano. "Quanto mais diálogo o prefeito tiver com a população melhor."

O presidente da Câmara, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB), salientou que é necessária eficiência para colocar em prática os pedidos da população. "Estamos ansiosos para que os projetos de lei cheguem na Câmara."

Os municípes ainda podem participar enviando sugestões, críticas e demandas para o e-mail orcamentocomunidade@saocaetanodosul.sp.gov.br ou depositar nas urnas localizadas em prédios públicos como o Atende Fácil (Centro), o Centro Educacional e de Convivência, bairro São José e Hospital Maria Braido, (Olímpico).

 

FÉRIAS

O prefeito Auricchio entrará de férias segunda-feira e retorna às atividades no dia 13. Nesse período, o vice-prefeito Walter Figueira Júnior (PTB) estará à frente do Paço, mas terá o apoio da assessora especial de coordenação da Ação Social, Regina Maura Zetone. O intuito seria ela dar suporte na área social, pois a demanda, segundo o governo, é grande. Regina Maura é um dos nomes mais cotados para ser a sucessora de Auricchio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;