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Empresas não cumprem regras de call center
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
06/12/2008 | 07:00
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A primeira semana de aplicação das novas regras para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) foi de caos. Balanço divulgado pelo Procon apontou irregularidades em 72% das empresas analisadas. "O índice é muito alto, mas não podemos condenar totalmente, afinal esta semana foi de introdução ao novo sistema", diz o diretor de fiscalização do Procon- SP, Paulo Arthur Goes.

A entidade fiscalizou 68 empresas dos setores de telefonia, aviação, plano de saúde, TV por assinatura e financeriro.

O resultado foi trágico. 49, das 68 empresas têm irregularidades. Nove delas ainda não colocaram no primeiro menu eletrônico as opções de cancelamento, reclamação ou contato com um atendente. Em dez, a linha estava ocupada. Treze não criaram atendimento para deficientes auditivos. E, em 17, o atendimento demorou mais do que deveria. O setor que mais apresentou irregularidades foi o financeiro.

"O objetivo do trabalho do Procon foi averiguar se as empresas estão efetivamente cumprindo as regras. Houve decepção, mas acredito que as empresas estão adotando medidas necessárias para ajustar os equívocos", diz o diretor.

Além do setor de atendimento do órgão, que foi capacitado para identificar e recepcionar as reclamações de consumidores com relação aos SACs de empresas, o Procon colocou à disposição do público em seu site (www.procon.sp.gov.br) um questionário pelo qual o próprio consumidor pode avaliar o SAC das empresas sujeitas ao decreto.

"Os consumidores são os principais personagens para apontar erros e, desta forma, sanar problemas", diz Goes.

Algumas empresas já estão sendo autuadas pelo Procon. A multa pode chegar a R$ 3 milhões, dependendo do tamanho da empresa e do número de irregularidades cometidas.




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