Nacional Titulo
Policiais estariam envolvidos com contrabandista de cigarros
Do Diário OnLine
12/09/2003 | 15:39
Compartilhar notícia


Mais de 100 policiais federais, militares e civis estão sendo acusados pelo Ministério Público de acobertar as ações da quadrilha de Roberto Eleutério, o Lobão, o maior contrabandista de cigarros do país. Ele foi preso na quarta-feira da semana passada, em São Paulo.

Segundo os promotores, um grupo de policiais militares à paisana escoltavam a carga de cigarro falso na chegada a São Paulo. Ao mesmo tempo, policiais civis e federais cuidavam da proteção pessoal do contrabandista e dos depósitos onde a carga era armazenada.

Entre mais de 100 policiais que trabalhavam para o contrabandista em São Paulo, 20 deles são do 10º Distrito Policial, na Zona Leste. Os investigadores José Norberto dos Santos, o Português, e Jean Wagner Cabral estão envolvidos nas acusações. Em entrevista à Rede Globo, no entanto, eles negaram as acusações e afirmam não conhecer Lobão.

O procurador Guilherme Schelb, que investiga o caso, disse que não tem conhecimento de outra denúncia que envolva tantos funcionários públicos integrados com o crime organizado.

Investigações — O secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, prometeu que a corregedoria da polícia será “intolerante” na investigação do caso e disse usará a “via rápida” para demitir o mais breve possível os policiais envolvidos em corrupção.

O secretário destacou que já foram demitidos em São Paulo, até julho deste ano, 528 policiais acusados de crimes e corrupção. Ele negou que o estado não esteja atento à corrupção, argumentando que 1,2 mil policiais estão sendo investigados atualmente.

A Polícia Federal, por sua vez, disse que vai apurar com rigor as denúncias. “Daremos todo o rigor necessário nessas apurações. O fato de serem policiais apenas nos sinaliza que devemos ter um cuidado redobrado para que a nossa instituição esteja livre desses maus elementos”, afirmou o diretor geral do Departamento de Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;