Economia Titulo
Bolsa de Londres fecha em queda de 0,35%; Paris sobre 1,09%
Do Diário do Grande ABC
23/06/2000 | 16:34
Compartilhar notícia


A Bolsa de Valores de Londres fechou com o índice FT-100 em queda de 22,3 pontos (0,35%), em 6.391,5 pontos. O volume alcançou 1,4 bilhao de açoes negociadas.

De acordo com traders, as perdas das açoes do setor de telecomunicaçoes e bancário levaram o mercado para território negativo, apesar dos ganhos das empresas de petróleo e de gás.

"Todos os grandes grupos perderam a direçao", disse o analista do Morgan Stanley Dean Witter, Richard Crehan.

Segundo ele, os grupos de telecomunicaçoes, petróleo e gás, bancário e farmacêutico falharam em sustentar alguma direçao nas últimas semanas.

Além disso, a possibilidade de uma nova elevaçao das taxas de juro manteve o mercado pressionado.

Muito da queda de hoje foi resultado da divulgaçao da minuta da reuniao do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra, revelando que seus membros estavam divididos - em seis a três - sobre uma elevaçao do juro no mês passado.

Esses temores atingiram o setor bancário, mais sensível a um aperto monetário, com as açoes da Lloyds TSB registrando queda de 0,7%. Outros destaques: Barclays -2,3% e Bank of Scotland -0,6%.

Diversas açoes de telecomunicaçoes fecharam em queda, pois muitos investidores estao aguardando a reuniao do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fomc), nos dias 27 e 28, antes de voltarem a comprar papéis desse setor.

As açoes da Vodafone AirTouch caíram 4,3%, enquanto que as do Cable & Wireless recuaram 2,2%. Já as gigantes do setor de petróleo mantiveram-se em alta, ainda beneficiadas pela decisao da Organizaçao dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de elevar a produçao em 708 mil barris por dia, a partir de 1º de julho. As açoes da BP Amoco fecharam em alta de 0,07%, enquanto que as da Shell avançaram 0.63%.

Em Paris, o índice CAC-40 fechou em alta de 70,47 pontos (1,09%), em 6.545,35 pontos. De acordo com traders, as açoes da "velha economia" lideraram a alta do mercado, com destaque para: Caterer Sodexho Alliance +4,8% (recuperando-se da queda de 4% de ontem), Schneider Electric +4% (impulsionadas pelas notícias de joint-venture com a japonesa Toshiba) e o grupo de enegenharia Alstom +4,5%. Entre as principais quedas, destaque para: Cap Gemini -6,7% e Aerospatiale Matra -2,1%.

Em Frankfurt, o índice Xetra-Dax fechou em queda de 73,26 pontos (1,04%), em 6.980,41 pontos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;