Economia Titulo
Licenciamento de marca cresce em meio à crise
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
16/08/2009 | 07:14
Compartilhar notícia
Nário Barbosa/DGABC


Estratégia utilizada para alavancar vendas de forma rápida, o licenciamento de marca tem crescido mesmo em meio à crise, ao aliar aos produtos das indústrias nomes de personagens de TV e do cinema conhecidos pelo consumidores.

Projeções da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento) são de que o segmento terá expansão de pelo menos 6% neste ano, movimentando R$ 3,4 bilhões. "Esse mercado não é afetado, porque agrega valor aos produtos", afirmou o presidente da associação, Sebastião Bonfá. Ele avalia que, se a licença for aplicada de forma adequada, impulsiona as vendas em até 40% a partir do segundo ano.

O fato é que a ferramenta é adotada na região nos mais diversos ramos de atividade. Na área de brinquedos, é amplamente utilizada. A Plásticos Nillo, de Diadema utiliza personagens da Disney, entre outros; e a Grow, de São Bernardo, trabalha com Ben 10 e Pica-pau, por exemplo.

No segmento alimentício, a ferramenta de marketing também é aplicada. Um exemplo é a Yoki, de São Bernardo, que adotou recentemente a marca da novela global Caminho das Índias em condimentos Kitano (curry, cravo, canela etc).

A empresa já é líder nesse mercado no País, mas resolveu unir sua marca a um programa de TV que faz sucesso e que tem ligação com esses itens. "Boa parte das especiarias é oriunda da Índia", citou o diretor de marketing da Yoki, Luís Carlos Pereira.

O executivo lembrou ainda que há adequação do perfil do público que assiste à novela com as compradoras dos temperos: "Quem adquire são principalmente mulheres de 35 a 45 anos", explicou o executivo. Ele acrescentou que a meta é aumentar em 10% os resultados nessa área.

Se a iniciativa ajuda uma marca líder também pode impulsionar quem ingressa em novo nicho. É o caso da Gold Nutrition, de Santo André. Tradicional em adoçantes, a empresa lançou há um ano e meio a linha Vitalon, de mingau e farinha láctea com a Turma da Mônica. "Há identificação com o target (o público alvo) e traz consigo credibilidade", afirmou o diretor de marketing, Francisco Coutinho.

Algumas empresas do ramo:
Angelotti: Tel: 2589-6061. Licencia: Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco e outros.

BLG: Tel: 4195-4749. Licencia: Charlie e Lola, Harry e o balde de Dinossauros e outros.

Exim Character: Tel: 3885-9275. Licencia: Backyardigans, Barney e seus Amigos, Bob Esponja; LazyTown,Monstros vs Alienígenas e outros.

ITC LICENSING: Tel: 5031-3411. Licencia: Peanuts, Homem-Aranha , O Incrível Hulk, Homem de Ferro - Filme, Garfield e outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;