Economia Titulo
Proximidade com o Natal faz preço de alguns itens subir
21/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A sazonalidade do fim do ano e a proximidade do Natal já começam a se fazer presentes na vida do paulistano por meio de aumentos nos preços dos produtos e serviços mais frequentes na cesta de consumo das famílias residentes na capital com renda entre um e 20 salários mínimos. Segundo apurou a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), na segunda quadrissemana de novembro o reajuste médio dos preços resultou em uma inflação de 0,34%. Comparativamente à primeira medição de novembro, quando o IPC registrou variação média de 0,31%, a diferença é pequena. Mas o enfileiramento dos itens pela magnitude das altas apuradas confirma a influência dos efeitos sazonais e da aproximação do Natal. É o que afirma o coordenador do IPC-Fipe, Antonio Evaldo Comune.

Para o coordenador, em termos percentuais, a inflação confirmará as projeções, podendo encerrar o ano em 4,10%, em linha com taxas mensais de 0,38% em novembro e 0,50% em dezembro. O destaque, no entanto, se dá pela mudança na composição dos grupos. Para o grupo despesas pessoais, por exemplo, para o qual na semana passada Comune esperava 0,42% de alta ao longo de novembro, a projeção foi elevada para 0,48%. A revisão se deu basicamente por conta do aumento do preço da cerveja em 0,81% na quadrissemana e pela expectativa de reajustes de 4% a 8% até o fim do mês.

O aumento da cerveja é bastante característico desta época do ano, quando o consumo se eleva por conta do calor e porque a indústria e o comércio começam a ampliar seus estoques para atender a demanda no fim do ano, que se estende até o Carnaval. O subgrupo bebidas alcoólicas só na segunda quadrissemana de novembro saiu de alta de 0,09% para 0,84%. Na alimentação, outro grupo altamente influenciado pela demanda de Natal, os preços das carnes, com raras exceções, estão sendo remarcados para cima.

As carnes bovinas, que na primeira quadrissemana deste mês já tinham subido, voltaram a ficar 1,30% mais caras na segunda coleta de preços deste mês. Os cortes de primeira, segundo Comune, todos tiveram seus preços aumentados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;