Política Titulo Eleições Municipais 4
Em Diadema, sondagem coloca Filippi à frente de Lauro Michels

Alçado por Lula, ex-prefeito tem maioria do eleitorado perante atual chefe do Executivo

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
01/03/2015 | 12:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Prefeito de Diadema em três oportunidades e atual chefe da secretaria de Saúde da Capital, José de Filippi Júnior (PT) é o preferido do eleitorado diademense, segundo a primeira rodada de pesquisa de intenções de voto, elaborado pelo DGABC Pesquisas, pedido pelo Diário.

Oposição na cidade, Filippi desbancou o atual chefe do Executivo, Lauro Michels (PV), segundo questionamento a 400 moradores do município, que foram entrevistados. O estudo mostra o petista com 25% de preferência, ante 19,5% de Lauro. Completam este primeiro cenário de disputa o secretário de Saúde de Diadema, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), com 14%; e o vereador Vaguinho do Conselho (PSB), que registrou 8%. A margem de erro do estudo é cinco pontos percentuais.

O resultado aponta o ex-prefeito como principal arma do petismo no embate pelo resgate do comando do Paço, que foi perdido em 2012, quando o então prefeito Mário Reali (PT) acabou derrotado pelo atual gestor.

No segundo cenário de confronto, com Reali representando o petismo, a oposição expõe fragilidade. Contudo, Lauro ainda não consegue emergir como líder da tabela, sendo desta vez superado por José Augusto.

O tucano garantiu 19,8% do eleitorado, contra 19,3% do verde. Reali ficou com o terceiro lugar, atingindo 18,8%, enquanto Vaguinho aparece com 8,8%.

Na avaliação de rejeição, o chefe do Executivo foi citado por 25% do eleitorado, sendo o maior índice registrado. O segundo lugar ficou com José Augusto (17,3%). Os petistas Filippi (16,5%) e Reali (15,3%) apareceram em terceiro e quatro lugares, respectivamente. Já Vaguinho marcou 7,1%.

O índice de rejeição somado à perda de preferência perante os diademenses comprovam queda vertiginosa de Lauro. Em janeiro, o chefe do Executivo recebeu nota 4 da população, ao completar metade de seu mandato, O resultado colocou o verde como o segundo pior gestor avaliado da região, à frente de Saulo Benevides (PMDB), de Ribeirão Pires, cuja nota foi 2,7.

Os principais problemas da governo são relacionados à Saúde, onde o verde possui inúmeras reclamações por conta da falta de profissionais nos equipamentos públicos, além de falhas de atendimento.

Contudo, Lauro conseguiu ser o líder da pesquisa espontânea, atingindo 8,3% de citação. Filippi foi o segundo, (3,5%), Reali (1,8%) e Vaguinho (0,8%) completam a lista.

CÂMARA

Lúcio Araújo (PV) e Vaguinho do Conselho (PSB) foram destacados por 2,8% como os vereadores mais atuantes. Ronaldo Lacerda (PT), com 2,3%, e Josa Queiroz (PT), lembrado por 2%, também estão bem cotados no ranking parlamentar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;