Política Titulo
PR busca lugar ao sol no Grande ABC
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
05/06/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


O Grande ABC tem em seu quadro político três vereadores do PR. Um em São Caetano, Fábio Palácio, e dois em Ribeirão Pires, Diva de Souza Bartolo e José Vicente de Abreu, o Vicentinho. Nacionalmente, a sigla conta com cinco senadores, 40 deputados federais e na Assembleia Legislativa um deputado, André do Prado.

O antigo PL (atual PR) foi fundado em 1987. Em 2003, absorveu o PST (Partido Social Trabalhista) e o PGT (Partido Geral dos Trabalhadores). No ano de 2006, se fundiu com o Prona e transformou-se no PR. Nas últimas eleições ficou mais conhecido por ter eleito para a Câmara Federal o humorista Everardo Oliveira da Silva, o Tiririca, com mais de 1,3 milhão de votos e Valdemar da Costa Neto, acusado de envolvimento no suposto esquema do Mensalão, com 174,8 mil votos.

O PR perdeu em 2005 a liderança do ex-vice-presidente da República José Alencar, morto em março. Ele migrou para o nanico PRB em decorrência das acusações sobre o PR no escândâlo do Mensalão.

Na região, a cidade de Ribeirão Pires é a que mais se destaca, pois além dos dois mandatos na Câmara, o PR conta com quatro secretarias: Saúde, Governo, Desenvolvimento Econômico e Educação no governo do prefeito Clóvis Volpi (PV). O presidente do partido na cidade e secretário de Governo, Nonô Nardelli (PR) é o nome cogitado para pleitear a Prefeitura em 2012. "O PV e o PR são as legendas com maior força no município", disse, ao comentar que a sigla fará parte da disputa se Volpi apoiar.

Em São Caetano, o presidente da sigla e parlamentar, Fábio Palácio admite que a legenda já teve mais abrangência na região. "Além de fazer mais vereadores temos essa articulação regional para fortalecer."

O Superintendente do Saneamento Básico do Município de Mauá e ex-prefeito da cidade, Diniz Lopes deixou no ar se disputará novamente a cadeira do Paço. Ele disse que a resposta dependerá de conversa - sem data para ocorrer - com o prefeito Oswaldo Dias (PT), o qual apoiou no segundo turno em 2008, após ter disputado o cargo pelo PSDB. "Se ele não for candidato, com certeza serei. Mas hoje há mais probabilidade de apoiá-lo." O objetivo dele é eleger quatro vereadores.

Diadema também não tem representação da sigla, que pretende apoiar a reeleição do prefeito Mário Reali (PT) e eleger quatro vereadores.

O PR de São Bernardo continua aliado do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), assim como ocorreu na eleição de 2008. Mas o partido patina no município. Os três primeiros colocados da legenda na última eleição não tiveram bom desempenho, o que demonstra a fragilidade. Pastor Florentino obteve 1.763 votos e ficou na 48ª posição na corrida por uma das 21 cadeiras no Legislativo. Mauro Sério conquistou 667 sufrágios alcançando o 135º lugar. E Almir Carteiro foi lembrado por 510 eleitores, o que lhe rendeu a 160ª colocação no pleito.

Em Santo André, o presidente da sigla, Luiz Zacarias, garante que vai disputar a vereança mais uma vez no próximo ano. Em 2008, obteve mais de 8.000 votos sendo o candidato mais lembrado, mas não se elegeu porque a chapa inteira do PR teve pouco mais de 17 mil sufrágios, não atingindo o quociente eleitoral. Cogitou-se a possibilidade de ele trocar de partido para compor chapa como vice do prefeito Aidan Ravin (PTB), entretanto Zacarias rechaça a hipótese. "Não vou deixar o PR".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;