Turismo Titulo Apostas
Novos destinos em 2019

Conheça os lugares que vão ‘bombar’ neste ano, de acordo com as preferências dos brasileiros

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
03/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A cada novo ano, novos destinos. Este, ao menos, é um dos desejos de muitos brasileiros, que têm desenvolvido cada vez mais o gosto por viajar e, inclusive, colocado o item na lista de resoluções do Réveillon.

Pensando nisso, o Diário relembrou 20 de suas 52 edições do ano passado para que o leitor viajante se inspire novamente, e também fez uma seleção com destinos que devem ‘bombar’ em 2019.

Levantamento da Booking.com – plataforma que faz interface com hotéis, apartamentos e casas de temporada, para que o turista escolha onde se hospedar –, destaca localidades em alta para este ano, com base naquelas que tiveram maior crescimento de reservas entre os usuários globais e, especificamente, entre os brasileiros em 2018.

Segundo pesquisa realizada com 21,5 mil pessoas de 29 países, cerca de dois terços (64%) dos viajantes do País querem visitar um lugar em que nenhum de seus amigos já tenha ido. Em ordem alfabética, os destinos que mais devem receber a visita de brasileiros neste ano são: Cascais (Portugal), Istambul (Turquia), Niagara Falls (Canadá), Stellenbosch (África do Sul) e Tulum (México).

Considerando apenas as preferências de quem mora no Estado de São Paulo, no ano passado a maior parte das reservas pela plataforma foi feita em: São Paulo, Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Curitiba e Ubatuba – desses, três locais (Capital, Campos e Ubatuba) foram capas do caderno Turismo do Diário.

RANKING
O Kayak – ferramenta que pesquisa em outros sites para ajudar viajantes a encontrarem voos, hotéis, carros de aluguel e pacotes de viagem – também realizou estudo para descobrir destinos mais procurados e os que mais cresceram em buscas.

São Paulo lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking das localidades nacionais que tiveram maior número absoluto de procura pelos brasileiros – os valores não são divulgados pela empresa. O que motiva o título é o fato de a Capital ser um polo econômico e atrair muita gente a trabalho.

Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, e Fortaleza ultrapassou Salvador ao conquistar a terceira posição. Na sequência aparecem: Recife; Porto Alegre; Brasília; Maceió – que não constava no ranking em 2017, mas derrubou Curitiba do top 10 e conquistou o oitavo lugar –; Florianópolis e Belo Horizonte.

“No ranking internacional, Lisboa supera todos os destinos norte-americanos, e conquista o primeiro lugar, deixando Miami em segundo. Enquanto Buenos Aires (terceiro) e Santiago (sexto), opções mais em conta no Exterior, crescem na lista, reflexo da alta do dólar”, explica Eduardo Fleury, líder de operações do Kayak no Brasil. Na quarta posição aparece Orlando, seguido de Nova York, Santiago, Paris, Madri, Roma e Londres.

Quanto aos roteiros que mais cresceram em percentual de buscas, o que pode ser motivado por um fator pontual, e não necessariamente reflete número maior de viagens para lá, dos dez destinos nacionais que mais cresceram, apenas Caldas Novas não é do Nordeste. Esta lista foi liderada por Jericoacoara, cujas buscas dispararam 1.567% e, segundo Fleury, o movimento é explicado pela inauguração (em meados de 2017) de aeroporto em Cruz, a 48 quilômetros da praia – até então, o jeito mais fácil de chegar ao local era partindo de Fortaleza, em viagem de carro ou ônibus que chegava a durar até sete horas, e com necessidade de veículo 4x4 em determinado trecho. “Além disso, o Estado do Ceará tem investido cada vez mais no turismo, tornando o aeroporto de Fortaleza ponto focal de voos para o mundo inteiro – o que também atrai turistas para Jericoacoara”, complementa o executivo do Kayak.

Na sequência, aparecem Caldas Novas (278%), Porto Seguro (267%), João Pessoa (246%), Maceió (244%), Aracaju (232%), Fortaleza (230%), Ilhéus (220%), Salvador (208%) e Recife (207%).

Já no ranking internacional, o destaque ficou com Moscou, cuja busca cresceu 318%. “A capital da Rússia lidera em razão do aumento do interesse provocado pela Copa do Mundo”, afirma Fleury. Em segundo lugar está Istambul (206%) e, em terceiro, Porto (178%). “Porto aparece como entrada alternativa para Portugal, destino que atrai cada vez mais brasileiros, tanto por ter preços mais atraentes em relação a outros destinos da Europa como pela facilidade da língua. Istambul também se destaca como uma opção alternativa aos destinos tradicionais na Europa.”

Em seguida vêm: Copenhague, na Dinamarca (176%); Cairo, no Egito (165%); Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia (155%); Lisboa, em Portugal (149%); Assunção, no Paraguai (147%); Buenos Aires, na Argentina (143%); e Santiago, no Chile (141%). Conforme Fleury, as três últimas surgem como opções de capitais multiculturais na América Latina, mais acessíveis para os viajantes brasileiros, especialmente em períodos de alta do dólar. Em tempo: no pregão de ontem, a moeda na modalidade turismo atingiu R$ 3,96. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;