Internacional Titulo
Oposição cubana rejeita execução de seqüestradores
Da AFP
15/04/2003 | 14:16
Compartilhar notícia


Duas organizações dissidentes moderadas cubanas expressaram "sua clara e enérgica rejeição" à recente execução dos três principais seqüestradores de uma lancha de passageiros na baía de Havana, no dia 2 de abril, segundo afirmaram nesta terça-feira numa declaração conjunta.

Na mesa de debates, a Oposição Moderada de Cuba e o Arco Progressista, ambos ilegais, afirmaram "sua rejeição à execução de três cidadãos" e ao mesmo tempo expressaram que "qualquer ato de pirataria e terrorismo merece o repúdio de toda a nossa sociedade e a condenação dos tribunais". "A condenação e posterior execução da pena capital, no entanto, é algo que também merece o repúdio e a condenação de todo homem e mulher civilizados", disseram.

Eles afirmaram que, se durante o seqüestro não houve perdas de vidas humanas, "não havia um caráter compensatório da lei. Sua aplicação, em caráter dissuasório, é por isso um frio cálculo do Estado".

No dia 2 de abril, oito homens, em cumplicidade com três mulheres, seqüestraram com armas a lancha Baraguá, que faz itinerários na baía de Havana, fazendo 14 reféns.

Abortado o seqüestro, os envolvidos foram julgados num processo sumário que terminou no dia 8 de abril, no qual foram condenado à morte os três principais envolvidos. Ratificadas as sentenças pelo Supremo Tribunal e pelo Conselho de Estado, os três foram executados no início da manhã de sexta-feira, dia 11.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;