Internacional Titulo
Mal da Vaca Louca volta ao Canadá
Da AFP
16/04/2006 | 19:10
Compartilhar notícia


Um caso positivo de encefalopatia espongiforme bovina (ESB ou "Mal da Vaca Louca") foi confirmado neste domingo na província da Columbia Britânica pela Acia (Agência Canadense de Inspeção de Alimentos). Trata-se de uma vaca leiteira de seis anos. É o segundo caso da doença em 2006 e o quinto desde 2003 no Canadá.

O governo tentou minimizar os riscos para a saúde humana afirmando que esses resultados não significam que a qualidade da carne canadense esteja ameaçada. “O agente infeccioso do Mal da Vaca Louca que se concentra nos animais infectados são retirados de todos os animais abatidos no Canadá para efeito de alimentação humana".

Desde que o Canadá descobriu seu primeiro caso do Mal da Vaca Louca, em maio de 2003, cerca de 100 mil animais foram examinados no âmbito de um programa nacional de vigilância.

Aquele caso provocou um embargo à carne canadense por parte dos Estados Unidos, seu principal comprador, que só foi interrompido em julho do ano passado. Já o Japão - outro grande comprador - também impôs um embargo na mesma época, que durou até dezembro de 2005.

Os criadores canadenses estimam ter perdido 6 bilhões de dólares por causa da suspensão das compras. O último caso do Mal da Vaca Louca no Canadá tinha sido descoberto em 23 de janeiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;