Economia Titulo
Emissão de cheque sem fundos cai 15,81% em janeiro
18/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O volume de cheques sem fundos emitidos no País registrou em janeiro queda de 15,81% ante dezembro de 2009, a segunda baixa mensal consecutiva. De acordo com dados divulgados pela empresa de informações Equifax, foi devolvido 1,67 milhão de cheques em janeiro, ante 1,98 milhão em dezembro.

Na comparação anual, a retração foi maior - de 30,45% em relação a janeiro de 2009. Em dias úteis, os resultados de janeiro foram 7,40% inferiores aos do mês anterior e 26,98% abaixo dos registrados em janeiro de 2009.

A Equifax atribuiu a melhora ao crescimento da renda real das famílias observada nos últimos meses, à queda das taxas de juros no comércio e ao aumento dos prazos de financiamento. Os economistas da entidade ressaltam que a injeção de recursos do 13º salário e o aumento real do salário mínimo contribuíram para a redução do número de cheques sem fundos.

"A queda no número de cheques devolvidos ocorreu em todas as regiões do Brasil", informou a entidade. De acordo com os economistas da Equifax, a tendência é de que, nos próximos meses, o volume de cheques devolvidos siga em trajetória de queda. Apenas um aumento expressivo dos juros e da inflação pode reverter este quadro, acredita a entidade. O cenário mais provável, de aumento moderado dos juros e dos preços, não afetará o quadro atual.

O balanço da Equifax registrou ainda o volume de títulos protestados em janeiro, que apresentou alta de 11,38% em relação ao mês anterior e redução de 21,10% ante janeiro de 2009. Foram registrados 775.447 protestos, contra 696.223 em dezembro e 982.825, em janeiro do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;