Economia Titulo
Opep decide diminuir produção de petróleo
Das Agências
06/01/2001 | 15:41
Compartilhar notícia


A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) resolveu diminuir sua produção entre 1,5 a 2 milhões de barris diários para estimular os preços do óleo cru, como declarou o ministro do petróleo do Kuwait, cheque Saud Al Sabah, neste sábado. A notícia teve origem com o presidente da Opep e ministro do petróleo de Venezuela, Alí Rodríguez, que informou sobre o consenso alcançado pelos países-membros, apesar de não ter dado mais detalhes.

O organismo, composto por 11 nações, aumentou a produção em quatro ocasiões no ano passado, para obter uma baixa nos altos preços do petróleo. Os preços do cru flutuaram por volta dos US$ 20,00 o barril, uma queda desde os US$ 30 em que se estabilizou a cesta de crus da Opep em setembro.

No Iraque, o ministro do Petróleo, Ahmed Mohammed Rashid, ressaltou que a redução ‘‘novamente trará estabilidade ao mercado’’.

Os países da OPEP produzem diariamente 26,7 milhões de barris diários, o que significam 40% da produção mundial. Os ministros de petróleo da Opep vão se reunir em Viena a partir de 17 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;