Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

BNDES pode fazer reajustes em taxas de suas linhas



16/06/2010 | 07:08


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu ontem que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá fazer outros reajustes na taxa de juros nas suas linhas de financiamento, de acordo com "sua sensibilidade".

"Tenho que discutir com o BNDES", disse Mantega. "Algumas linhas poderão ser alteradas pelo BNDES porque ele tem autonomia", acrescentou.

O ministro ressaltou, no entanto, que a elevação de um ponto percentual na taxa de juros do PSI (Programa de Sustentação de Investimento), já estava prevista para ocorrer a partir do segundo semestre.

AJUSTES
Questionado se o governo poderá promover aumento maior do que o previsto, ou seja passar de 4,5% para 5,5%, Mantega disse que não. Mas em seguida destacou: "É claro que o BNDES faz os ajustes dele. Em princípio está previsto aumento de um ponto percentual para todas as linhas (do PSI)".

O ministro disse ainda que o que o governo planejava já foi anunciado, mas ponderou que a instituição financeira tem que fazer as contas "e, aí, poderá fazer alguma alteração nas linhas e na taxa de juros". "Ele (o BNDES) tem autonomia para fazer as alterações", insistiu o ministro da Fazenda.

ALTERAÇÕES
Questionado se era favorável a essas alterações, o ministro foi sintético: "Tenho que discutir com o presidente do BNDES", destacou Mantega.

Ele disse ainda que não é favorável a uma elevação da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), atualmente fixada em 6% ao ano.

Essa taxa prevalece até o fim deste mês. O eventual aumento será discutido na próxima reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), que ocorre na última semana deste mês.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;