Política Titulo São Bernardo
Prefeituráveis elegem vice no último dia de convenção

Alex, Morando e Tarcisio negociam posto horas antes de homologação de projetos

Raphael Rocha
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
05/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Os três principais candidatos à Prefeitura de São Bernardo chegam à data limite de realização das convenções sem definir o vice. O deputado federal Alex Manente (PPS), o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e o ex-secretário de Serviços Urbanos Tarcisio Secoli (PT) realizam hoje atos para homologar os projetos eleitorais e vão decidir horas antes das atividades quem serão os parceiros.

Ontem, discussões políticas foram intensas, principalmente envolvendo PTB e PSB, siglas até agora no arco de alianças de Alex. Os dois partidos pleiteiam a vice do popular-socialista e seus dirigentes estaduais recusam abrir mão da dobrada com parlamentar federal.

Por conta dessa negociação, o prefeito Luiz Marinho (PT) atravessou as conversas entre PTB e Alex. O petista, fiador da campanha de Tarcisio, intensificou diálogo com o presidente estadual do PTB, deputado Campos Machado, garantindo ao cacique o posto de vice no projeto de Tarcisio. O nome já até foi definido: o diretor do Hospital São Bernardo Agnaldo Arsuffi.

Campos mantém postura de apoio a Alex com a condição de ter a vaga de número dois da empreitada do oposicionista. O favorito de Campos é o ex-secretário de Educação Admir Ferro, que corre para solucionar problemas jurídicos passados. “Está tudo certo, teremos nossa convenção amanhã (hoje). Especulação faz parte do jogo”, sintetizou Ferro.

O PSB, que viu surgir ruído no diálogo com Alex também por conta da vice, reabriu a discussão com Morando. Segundo dirigentes estaduais do PSB, o vice-governador e presidente paulista da sigla, Márcio França, demonstrou descontentamento com o debate travado em torno da chapa do PPS. França, oficialmente, disse que a decisão terá de ser tomada pelo vereador Antônio Cabrera, presidente do PSB em São Bernardo. “O Cabrera está livre. Tínhamos conversa com o Alex, mas também sou muito amigo do Orlando. Tínhamos conversado com o Alex, vou respeitar a decisão local. Só adianto que teremos a vice em uma chapa majoritária”, disse, em tom enigmático.

Morando tem três quadros já na sua coalizão que estão na briga pela vaga: o ex-prefeito Mauricio Soares (PHS), o vereador Marcelo Lima (SD) e o parlamentar José Walter Tavares (PHS). O Diário apurou que ontem Morando conversou com Admir Ferro, diante do impasse no PPS, e garantiu espaço caso o PTB queira apoiá-lo na eleição.

O tucano e o popular-socialista disseram que hoje vão anunciar os vice. Tarcisio também aguarda desfecho no PMDB, que cogita candidatura própria com Tunico Vieira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;