Política Titulo Lobby
PMDB pressiona para ser vice de Luiz Marinho

Ala do partido defende aliança com o PT em São Bernardo, apesar de Tunico dizer que há proximidade com oposição

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
21/11/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


Embora o vereador Tunico Vieira (PMDB) afirme que o diálogo mais aberto do partido é com a oposição, o PMDB de São Bernardo articula para ser vice na chapa de reeleição do prefeito Luiz Marinho (PT). Parte do diretório quer intensificações nas negociações com o petista, apesar de, oficialmente, ter referendado a pré-candidatura do parlamentar ao Paço.

A aposentadoria do vice-prefeito Frank Aguiar (PTB) escancarou a pressão feita por siglas aliadas do Executivo para garantirem a vaga do petebista. O PMDB vem cogitando a possibilidade desde o início do ano, quando abriu os debates para o ingresso oficial da legenda no arco de aliança de Marinho.

"Para o bem das siglas, para que haja harmonia entre elas, o Tunico tem de ser indicado como vice de Marinho", disse o vereador Gilberto França. "Temos de esgotar todas as possibilidades com o governo para que, caso isso não aconteça, possamos conversar com a oposição."

Durante a sessão de quarta-feira, o presidente municipal do PMDB, Vanderlei Joeli, se reuniu com Tunico, que afirmou ao Diário na terça-feira que o partido tem mais espaço para negociações com o campo oposicionista do que com o governo. A conversa foi justamente em torno do posicionamento da legenda enquanto não há definição sobre em que raia o PMDB vai nadar em 2012.

"Claro que há posições diferentes no PMDB e isso é extremamente democrático. Enquanto outros partidos escondem o jogo eleitoral, mostramos que, o que queremos, é ter uma aliança que abrace nosso plano de governo, nossas propostas para a cidade", comentou Tunico.

Desde a derrota do deputado estadual Orlando Morando (PSDB) no pleito de 2008, o PMDB vem, aos poucos, se alinhando com o PT na cidade. Se posicionou favorável ao governo Marinho em votações consideradas polêmicas e é tido na articulação da Prefeitura como apoiador do governo.

A última movimentação de estreitamento com os petistas ocorreu quando o secretário de Comunicação, Edmar Luz de Almeida, deixou o PPS, do deputado estadual Alex Manente - que se coloca como pré-candidato ao Executivo - para engrossar as fileiras do PMDB. Muitos governistas interpretaram a filiação de Edmar como uma sinalização clara da aliança entre PT e PMDB.

Os dois partidos caminharam juntos em 2004, quando Tunico foi candidato a vice na chapa encabeçada pelo deputado federal Vicentinho (PT). A dupla, porém, foi derrotada no primeiro turno pelo então prefeito William Dib (ex-PSB, atual PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;