Política Titulo Ribeirão Pires
Saulo escolhe vice sem expressão na política

Prefeito de Ribeirão anuncia o desconhecido Arnaldo Franco, do PMDB, como companheiro de chapa

Vitória Rocha
Especial para o Diário
21/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), escolheu o atual secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Social, Arnaldo Franco Pereira (PMDB), como vice para o pleito de outubro. Com pouca expressão política na cidade, Franco, que possui ligações com a Igreja Renovação Carismática Católica, pode ter se aliado ao chefe do Executivo apenas para tentar fortalecer a chapa do prefeito dentro do partido.

Nos bastidores, circula o boato de que Saulo tenha optado pela aliança para impedir que a recém-anunciada pré-candidatura ao Paço do vereador e líder do governo na Câmara, Hércules Giarola (PMDB), avance durante as prévias. De acordo com o prefeito, Franco tem os requisitos necessários para o cargo. “Ele é supercompetente e é uma liderança bem acentuada na cidade”, justificou o prefeito, ignorando o fato de o correligionário ter pouca experiência política.

Segundo o secretário – que tomou posse em janeiro como titular de Assistência Social e Desenvolvimento Social –, o contato se deu por meio de um convite de Saulo. “Ele bateu o martelo e fez um convite pelo meu trabalho. O que é fundamental é que nós viemos articulando. Ele está optando por algo que vá favorecer o governo futuramente”, afirmou.

A estratégia de escolher Arnaldo Franco destoa da tática adotada em 2012. Então vereador, Saulo inicialmente optou por Lair da Apraespi, nome conhecido da política local. Mas foi forçado a trocar a companheira de chapa depois que Lair participou de inauguração de obras no município dentro do prazo de restrições eleitorais. O peemedebista decidiu pela irmã de Lair, Leonice Moura, a Leo.

Leo rompeu oficialmente com Saulo no início deste ano, embora tenha ficado por três anos como secretária de Educação. Ela trocou o PSC pelo PMB e já lançou candidatura própria ao governo municipal.

MUDANÇAS
Diante da impopularidade do atual chefe do Executivo na cidade, em abril, o PMDB admitiu trocar de candidato à Prefeitura e Giarola formalizou em tribuna, durante sessão do Legislativo, que concorreria às prévias do partido para disputar ao pleito. O DGABC Pesquisas de 20 de dezembro,mostrou o prefeito na quarta e última posição, sendo o mais impopular na corrida eleitoral, com apenas 9,5% das intenções de voto.

Apesar do baixo favoritismo na cidade, à época questionado sobre a probabilidade de perder nas prévias, Saulo havia se declarado “tranquilo”. “(A concorrência com Hércules Giarola) Faz parte do processo democrático. É mais uma batalha pela frente e estou otimista”. Desde o início da pré-campanha, o chefe do Executivo tem negado que vá desistir da tentativa de reeleição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;