Automóveis Titulo Lançamento
De olho nos adversários
Vagner Aquino
Enviado a Salta (Argentina)
04/07/2012 | 07:00
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Divulgação


Eternos rivais nos campos de futebol, até mesmo Brasil e Argentina se juntam quando o assunto pende para o mundo das quatro rodas. Perto da decisão histórica entre Corinthians e Boca Juniors pela Copa Libertadores, a Ford resolveu lançar - na Terra do Tango - a nova Ranger, que chega ao País em agosto com 13 versões de acabamento e preços a partir de R$ 61,9 mil.

Consumindo investimentos de US$ 1,1 bilhão, a novidade faz parte da estratégia One Ford, que visa tornar a frota totalmente global. Vale ressaltar que a Ranger sai das linhas de produção da Ásia, África e América, e será vendida em 180 países - para cá, aterrissarão as unidades feitas por nuestros hermanos.

Com plataforma totalmente nova e sem reaproveitar sequer um só parafuso de outro modelo, a Ranger quer fazer bonito frente à concorrência.

Para isso foi realizado um excelente trabalho. O apelo visual é notado por todos os lados. Na dianteira, ponto para a grade superior com três barras cromadas - já vista em outros modelos da marca.

Nas laterais, os vincos marcantes dão ar musculoso à picape, que traz rodas de 16 polegadas nas versões de entrada e de 17 nas opções topo.

Atrás, é inegável a semelhança com outras concorrentes, principalmente com a Nissan Frontier - conforme alguns comentários que ouvimos. Mas no Ford, a maçaneta cromada e a câmera de ré sob o oval azul (logotipo da marca) fazem a diferença. Também chama a atenção a cor de lançamento Azul Aurora, que está entre os nove tons para a carroceria.

Porém, os atributos não estão só por fora. O interior não chega a ser comparado à um sedã de luxo, mas é bem acabado, moderno e cheio de mimos, como ar-condicionado automático de duas zonas e console central refrigerado, por exemplo.

Para mover com agilidade a picape média, foram criados os motores Flex Duratec, com até 173 cv e 24,8 mkgf de torque (com etanol) - feito no México - e Diesel Duratorq. Este, feito na Argentina, traz capacidade volumétrica de 2,2 litros (apenas na versão destinada à frotistas) e 3.2, com cinco cilindros, e a maior potência do segmento: 200 cv (47,9 mkgf de torque). O bloco a gasolina (2.5 iVCT de 166 cv e 22,9 mkgf de torque) não será vendido por aqui.

Pronta para o fora de estrada

Durante o test drive de lançamento da Ranger, dirigimos a versão topo de linha Limited 4x4 cabine dupla. No trajeto com cerca de 80 quilômetros, ponto para a agilidade e robustez oferecida pelo conjunto motor e câmbio - este, manual de seis marchas. Como não poderia deixar de ser em se tratando de Ford, os engates são bastante precisos e com respostas rápidas. Vale dizer que esta versão não virá para o Brasil. Aqui, a configuração topo de linha (4x4 C/D Limited) será oferecida somente na opção automática de seis velocidades por R$ 130,9 mil.

De acordo com o presidente da Ford do Brasil, Steven Armstrong, o modelo Flex com câmbio automático poderá ser oferecido. "Tudo depende do comportamento do público consumidor", disse ao Diário.

TESTE

O ponto alto do teste foi mesmo no trecho off-road - num local totalmente inóspito, cercado pela Cordilheira dos Andes, na cidade argentina de Salta.

Lá, a Ranger mostrou todo seu vigor, superando as mais variadas situações, como declives, aclives, pedras e até mesmo água. É isso aí, o modelo é capaz de passar por trechos com até 80 centímetros - nada de medo das (constantes) chuvas de verão em São Paulo...

Além da tração integral (com seletor eletrônico de tração), o modelo traz o eficiente pacote tecnológico de segurança ativa. Feito pela Bosch, o ESP com oito funções engloba os controles de tração, velocidade em descidas, oscilação de reboque, adaptativo de carga e anticapotamento. Essencial para esse tipo de situação.




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