Economia Titulo
Inflação na capital sobe 0,17% em agosto, o mesmo de julho
Com AE
03/09/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O encarecimento dos produtos e serviços ao consumidor na capital foi de 0,17% em agosto.

O IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), encerrou o mês passado no mesmo percentual de alta de julho.

Os economistas das instituições financeiras e empresa do segmento econômico que contribuem com para a formação do Boletim Focus semanal esperavam, há três semanas, que o IPC-Fipe elevasse 0,30%. O documento é publicado pelo Banco Central como apresentação da expectativa do mercado financeiro sobre indicadores econômicos nacionais.

SETORES
O IPC desacelerou em relação à terceira quadrissemana de agosto, quando apontou inflação de 0,21%.

Os preços do grupo Habitação haviam subido 0,37% em julho, desaceleraram para 0,31% na terceira quadrissemana de agosto e fecharam o mês com alta de 0,27%.

No grupo Alimentação, os preços passaram de deflação de 0,40% em julho para uma queda de 0,39% na terceira prévia de agosto e baixa de 0,15% no fechamento do mês.

O grupo Transportes havia registrado alta de 0,25% em julho e de 0,50% na terceira quadrissemana do mês passado, desacelerando para 0,35% no último levantamento.

No grupo Despesas Pessoais, os preços subiram 0,62% em agosto, desaceleraram para 0,35% na terceira prévia do mês passado e para 0,08% no resultado mensal.

O grupo Saúde teve alta de 0,47% no mês passado; acelerou para 0,58% na terceira quadrissemana de agosto e voltou a 0,46% no encerramento do mês.

Em Vestuário, os preços saíram de deflação de 0,25% em julho para inflação de 0,50% na terceira pesquisa de agosto e de 0,24% no fechamento do mês.

Em Educação os preços subiram 0,15% em julho; 0,06% na terceira prévia de agosto e, de novo, 0,06% no último levantamento.

NACIONAL
Segundo o Focus, publicado na segunda-feira, o mercado financeiro aguarda variação positiva de 0,17% no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto. Este é o indicador oficial de inflação dos consumidores. da Redação (com AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;