Política Titulo
PT vai aproveitar propostas do PSDB nas reformas
Do Diário OnLine
22/01/2003 | 15:23
Compartilhar notícia


O presidente do PT, José Genoino, afirmou nesta quarta-feira, depois de uma reunião com o presidente do PSDB, José Aníbal, que o partido levará em conta as propostas do PSDB para as reformas tributária e previdenciária, que são priorizadas pelo governo. Aníbal, por sua vez, garantiu apoio na votação das matérias, reafirmando que os tucanos farão “uma oposição responsável” ao governo Lula.

“As reformas têm tudo a ver com o PSDB. Não teremos uma posição de obstrução, mas sim de participação e de uma pressão positiva para que as reformas aconteçam”, afirmou Aníbal, em entrevista à Rádio CBN. “Tenho expectativa de que teremos um sistema único, em que o governo dará garantias básicas ao trabalhador”, disse o tucano, lembrando as propostas básicas do PSDB para a reforma da previdência, que, segundo Genoino, serão reaproveitadas.

"Não vamos partir do zero. A disposição é considerar pontos já apresentados para a reforma previdenciária e tributária", afirmou. Ele não deu detalhes, no entanto, quais dos principais pontos serão utilizados. "Vamos examinar com o ministro da Previdência e com a área econômica, no caso da reforma tributária", revelou.

Apesar do apoio às reformas e à candidatura de João Paulo Cunha (PT-SP) à presidência da Câmara, o presidente do PSDB ainda descartou a possibilidade de compor a base aliada de Lula. “Temos compromisso firme com a governabilidade. Apenas somos uma oposição que quer fazer o melhor para o país.”

Ele disse acreditar que as reformas possam ser aprovadas ainda no primeiro ano do governo petista. "Eu creio que se pode ser otimista em relação às reformas porque da nossa parte eles terão estímulo", afirmou.

O tucano lembrou ainda que o fato de Genoino declarar que serão aproveitadas propostas do governo anterior para as reformas reafirma a consolidação da democracia. "A mudança de governo não significa mata-mata. O governo que entra não desfaz o que o anterior fez", afirmou. Mas ele não escondeu que ainda restam mágoas dois oito anos anteriores, quando o PSDB foi governo.

“Não fazemos jogo criando dificuldades a mais. O que nós queremos é que o PT reconheça que nos deu atribuições que não eram da intenção do governo”, afirmou, em tom de crítica ao atual governo. Questionado se o tucano havia comunicado esse desejo a Genoino, Aníbal respondeu: “ele (o presidente do PT) deu risada, mas devagar isso vai acontecer”.

Também nesta quarta-feira, o presidente do PT recebeu do presidente do PFL, Jorge Bornhausen, apoio às reformas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;