Internacional Titulo
Tropas etíopes iniciam retirada de Mogadíscio
Da AFP
23/01/2007 | 08:03
Compartilhar notícia


As tropas etíopes começaram nesta terça-feira o processo de retirada de Mogadíscio, quase quatro semanas depois do auxílio às forças somalis para expulsar os combatentes dos tribunais islâmicos da capital da Somália.

"O heróico Exército etíope apoiou o governo de transição (somali) para levar o país à normalidade depois de 16 anos de violência. Agradeço ao povo e ao governo da Etiópia em nome de meu governo", anunciou o vice-premiê somali, Hussein Mohammed Aidid.

"A retirada das tropas etíopes mostra que o Exército não tinha nenhuma agenda política e estava comprometido apenas com a estabilização da Somália", acrescentou.

A cerimônia, realizada no antigo quartel-general da Força Aérea somali, ao sul de Mogadíscio, representa a partida do primeiro contingente de 200 soldados etíopes.

Um oficial etíope que pediu anonimato afirmou que "o objetivo é organizar a retirada das tropas etíopes porque as forças etíopes não são forças de ocupação".

"Sempre dissemos que as tropas etíopes abandonariam a Somália assim que as forças somalis fossem capazes de assumir sua segurança. O momento chegou, já que as forças somalis organizam eficazmente a segurança do país", acrescentou.

Depois da fuga dos combatentes islamistas que controlavam Mogadíscio desde meados de 2006, as tropas etíopes entraram no dia 28 de dezembro na capital ao lado das forças somalis.

Segundo o governo, os soldados dos dois países foram alvos de ataques em Mogadíscio, onde restariam ainda quase 3 mil islamistas armados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;