Política Titulo Preservação
Salles oficializa 1ª PPP da administração petista
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
08/01/2013 | 06:47
Compartilhar notícia


 

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santo André, Raimundo Salles (PDT), oficializou ontem a criação da primeira PPP (Parceria Público-Privada) do governo Carlos Grana (PT). Ao lado do prefeito, o pedetista assinou termo de cooperação para garantir a manutenção e recuperação permanente de 18 monumentos históricos selecionados no município, por meio do projeto Preservando a Memória. O acordo foi firmado pelo período estabelecido de 12 meses.

A Prefeitura estima que o serviço demandava gasto de R$ 18 mil ao mês. O custo total ficará a cargo do grupo de empresários. "Não há aumento de despesas para o governo, que entra com o apoio técnico", alegou Grana. A iniciativa será encabeçada pela Preservando, associação de empresas da área contábil da cidade. Como contrapartida, as instituições terão direito a expor banners, materiais gráficos e placas junto aos bens patrimoniais.

Entre os monumentos consta na lista o Imigrante Italiano (Centro), Maçonaria (Vila Dora), Marco Zero (Centro), Luiz Sacilotto (Vila Assunção), Presidente Kennedy (Vila Bastos), João Ramalho (Centro), Antônio Flaquer (Ipiranguinha), Allan Kardek (Jardim Bela Vista) e Senador Flaquer (Centro). "Há muito problema de deterioração, depredação, com pichações, que despendem verba da Prefeitura. Com isso, a Secretaria de Obras não dá conta", sustentou Salles.

Grana frisou que as PPPs serão "práticas intensas do governo", que, segundo o petista, incentivará a sociedade civil a participar das ações do Paço para "recuperar o tempo perdido dos últimos quatro anos". "Essa iniciativa está de pleno acordo. Diante desse caminho, as empresas terão papel de protagonista", disse Grana, ao acrescentar que esse formato também embasará os projetos de reforma do Cine-Teatro Carlos Gomes e de transformar o Estádio Bruno José Daniel em arena multiuso.

O projeto do Carlos Gomes pode ser viabilizado pelo Banco do Brasil. Ontem, representantes da instituição compareceram ao Paço para discutir a viabilidade do programa. A intervenção no estádio, por sua vez, não será em curto prazo, porém Grana garantiu que o primeiro jogo do Santo André, dia 23, terá portões abertos à torcida. "Temos conversa também com empresários para fazer obra de grande impacto."

 

BALÉ DA CIDADE

No evento, Salles também anunciou a criação da companhia de balé da cidade. Conforme a proposta, o grupo, que ficará composto por 20 integrantes titulares, cinco suplentes, um diretor artístico e uma primeira bailarina, será um corpo como a Orquestra Sinfônica, o Coro da Cidade de Santo André e a Banda Lira. "Vamos valorizar pequenas ações para consolidar Santo André como polo cultural, consolidando referências", avaliou o pedetista.

 

PRAÇA DE CULTURA

A administração petista prevê agilizar a liberação de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para implantar o programa Praça de Cultura na cidade.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;