Nacional Titulo decreto Inconstitucional
Proam vai à PGR contra mudanças no Conselho Nacional de Meio Ambiente
29/05/2019 | 16:06
Compartilhar notícia
Pixabay / banco de imagens


O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) encaminhou nesta quarta-feira, 29, representação à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com críticas em relação ao Decreto 9.806 assinado na terça-feira, 28, pelo presidente Jair Bolsonaro, que altera a configuração do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Na visão do Proam, o decreto é inconstitucional.

"O decreto reduz o número de conselheiros do Conama dos atuais 96 para apenas 22 e aumenta a participação proporcional de representantes do governo federal de 29,5% para 41%, ou seja, tem agora nove do total. A representação da sociedade civil cai de 22% para 18%, e fica com apenas 4 membros", diz o presidente do Proam, Carlos Bocuhy, que é conselheiro titular do Conama.

Segundo ele, o decreto, além de tirar espaço da sociedade civil, "exclui a participação de importantes setores como populações indígenas, representantes de trabalhadores, sanitaristas, comunidade científica e catadores de materiais recicláveis, um enorme retrocesso".

Os ministérios públicos federal (MPF) e estaduais também foram retirados do Conama, diz ele, acrescentando que o novo decreto estabelece a nomeação dos conselheiros ambientalistas por sorteio e exclui as representações regionais. De acordo com Bocuhy, o governo "desconsiderou o processo democrático" que era utilizado internamente para eleger representantes e transformou as indicações "em mero jogo de azar".

O Proam critica ainda pontos do decreto que estabelecem mandatos de apenas um ano para os ambientalistas com alta rotatividade, sendo vedada a recondução. "Neste tempo tão curto, quando as entidades começarem a aprimorar sua eficiência e utilizar de forma eficaz o regimento interno, serão substituídas sem direito à reeleição. O decreto destrói condições essenciais para a atuação eficiente da representação da sociedade civil, ao volatizar por meio de mandatos relâmpago as possibilidades de evolução por experiência", afirma Bocuhy.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;