Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 16 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Quase metade dos municípios do país não tem coleta de esgoto


Do Diário OnLine
Com Agência Brasil

04/02/2006 | 14:16


A coleta de esgoto não é feita em 47,8% dos municípios brasileiros, segundo uma pesquisa de 2002 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre os 52,2% dos municípios que coletam o esgoto, 20,2% trata o esgoto coletado, o que significa que apenas 1.123 das 5.560 cidades do país coletam e tratam o esgoto.


"O lançamento de esgotos domésticos nos corpos hídricos é o principal problema de qualidade das águas", afirma a ANA (Agência Nacional de Águas), no Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Um dos desafios do país para melhorar a questão hídrica é a construção de estações de tratamento de esgoto. "A maior fonte de poluição das águas por esgotos não está relacionada à parcela da população sem rede coletora e sim àquela com rede, incluindo parte da que tem tratamento, haja vista as baixas eficiências, associadas à precária operação muitas vezes encontrada", explica a ANA.


Segundo o texto do plano, “uma vez que a cobertura do serviço de esgotamento sanitário é reduzida e o tratamento do esgoto coletado não é abrangente, o destino final do esgoto sanitário contribui ainda mais para um quadro precário".

Mais de 66% dos distritos que possuem coleta de esgoto sanitário não tem nenhum tipo de tratamento ao esgoto produzido. "Nesses distritos, o esgoto é despejado in natura nos corpos de água ou no solo, comprometendo a qualidade da água utilizada para o abastecimento, irrigação e recreação", destaca o Plano.

Entre os distritos que não tratam o esgoto sanitário coletado, 84,6% despejam o esgoto nos rios.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;