Nacional Titulo
Parto
11/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



Muitas mulheres, principalmente as mães de primeira viagem, ficam inseguras se saberão a hora certa do parto. O bebê, no entanto, manda sinais de que se aproxima à hora dele nascer. Os principais sinais, ou sintomas, são as contrações.

Aliás, elas podem começar a ser sentidas a partir do sétimo mês de gravidez e são tão rápidas que a gestante pode confundi-las com o movimento do bebê no útero. No momento do parto, além das contrações, acontece à queda da barriga, sinal de que o bebê está se encaixando na região pélvica.

O último sintoma é a saída do tampão muco que bloqueia o útero e impede a entrada de bactérias vaginais e aparece na calcinha como um corrimento amarelado ou esverdeado, que pode ou não conter um pouco de sangue. A partir daí o bebê ainda fica protegido pela bolsa d`água.

A partir da saída do tampão, as contrações ocorrem ainda de forma irregular, fase que pode durar de dois dias a duas semanas. As contrações que antecedem ao parto geralmente começam depois do rompimento da bolsa de água. Ainda assim, é preciso saber diferenciar as contrações da fase latente, que se interrompem para voltar depois, com a ativa, que ocorrem de intervalos de 2 a 3 minutos. Essa fase pode durar mais de duas horas, tempo em que a dilatação do colo do útero se aproxima dos 10 centímetros. É nessa hora que as contrações atingem sua intensidade máxima e têm duração maior, mas os intervalos passam a ser mais longos, de cinco em cinco minutos. O estágio pode durar por alguns minutos ou até 3 horas e termina com o nascimento da criança.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;