Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 17 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Entrando em forma com a ginástica localizada



09/08/2011 | 00:00



A ginástica localizada chegou ao Brasil na década de 30, quando professores estrangeiros que imigraram para nosso país decidiram se fixar aqui no Rio de Janeiro. A primeira academia a oferecer este tipo de ginástica surgiu no bairro de Copacabana. Como os primeiros instrutores eram de países europeus, esta atividade começou muito influenciada por danças de origem européia, como o balé, a dança moderna e a ginástica rítmica. Nos anos 80 a moda era a aeróbica, nos 90 o Step Training e hoje a ginástica localizada tem sua base na musculação.

A ginástica localizada é dividida em etapas como aquecimento, exercícios e relaxamento e volta à calma. Durante o aquecimento, que dura cerca de 10 minutos, são feitos exercícios de alongamento e de baixa carga, para que a musculatura fique mais preparada para o esforço a que vai ser submetida e também para aumentar aos poucos a freqüência cardíaca, deixando todo o sistema orgânico pronto para o exercício.

A parte de atividade física mais puxada consta do trabalho de grupos de músculos específicos. Nesta parte, são utilizados aparelhos para potencializar os resultados como: halteres, caneleiras com pesos e barras, para trabalhar os músculos do tórax, dos membros superiores e membros inferiores. Depois, são feitos os exercícios no solo, para trabalhar a musculatura do abdômen, pernas e glúteos. Ao final, são realizados exercícios leves de alongamento para o corpo voltar ao estágio inicial, regularizando os batimentos cardíacos e normalizando as funções fisiológicas.

Esta modalidade de treinamento contribui para o aumento da resistência muscular e da capacidade cardiorespiratória, desenvolve a força e a potência dos músculos. Também é um excelente exercício para quem está "em guerra" com a balança ou quer manter a forma. Uma hora de ginástica localizada pode queimar entre 300 a 500 kcal.

Por Marco de Cardoso



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;