Política Titulo Por 66 mil
Mauá contrata empresa para fazer projetos

Instituto de São José dos Campos vence licitação para elaborar estudos para atender demandas do PPA

Cynthia Tavares
12/10/2013 | 07:15
Compartilhar notícia
Arquivo DGABC


 A Prefeitura de Mauá contratou o Ipplan – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos para prestar consultoria técnica aos projetos que serão desempenhados pela administração. O valor do acordo é R$ 66 mil.

O Paço alegou que atualmente existe carência de profissionais na Pasta de Planejamento Urbano, o que prejudica a elaboração de estudos para a cidade. Além disso, o departamento passa por uma reestruturação, iniciada no começo do ano.

O Ipplan será responsável principalmente pela formulação de projetos previstos no PPA (Plano Plurianual). As principais demandas provenientes das 14 plenárias do programa foram nos setores de Saúde e Transporte.

A cidade conta com a falta de médicos nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sendo que 70% da população utiliza a rede municipal de Saúde. No Transporte, os problemas são as conservações dos ônibus e os horários das linhas.

O instituto tem grande atuação no Vale do Paraíba, região do interior paulista. O Ipplan apresentou, por exemplo, o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em São José dos Campos, em novembro do ano passado.

Questionada se a distância entre os municípios atrapalharia o cumprimento do contrato ou a execução dos projetos, a Prefeitura não se pronunciou.

Apesar de ter sido declarada vencedora da licitação no começo do mês, a empresa e o Executivo ainda não sentaram para definir o cronograma de trabalho e quantos funcionários serão disponibilizados.

 

QUESTIONAMENTOS

O vereador Manoel Lopes (DEM) pretende entrar com requerimento ao Executivo questionando a contratação. O democrata recordou que o Paço mantém contrato com a Geométrica Engenharia de Projetos, responsável pela consultoria na Pasta de Obras desde a administração passada, liderada por Oswaldo Dias (PT). “Será que agora eles vão contratar uma consultoria por setor? Quero averiguar, porque é muito estranho”, disse.

Em Mauá, a Geométrica foi responsável pelo projeto do Viaduto Capitão João e do plano diretor de macrodrenagem. A empresa executou a obra da Biblioteca Municipal, que depois virou centro de formação dos professores, que custou R$ 9,7 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;