Política Titulo Sustentação
Bonome inicia diálogo com G-11 em S.Caetano

Presidente da Câmara, Paulo Bottura e secretário de
Governo começam trabalho para fundir as bancadas

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
16/01/2015 | 07:41
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome (PMDB), iniciou diálogo para atrair o G-11 à bancada governista e retomar a governabilidade do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) na Câmara. O peemedebista se reuniu ontem, na sede do Diário, com o presidente do Legislativo, Paulo Bottura (Pros), eleito com apoio do bloco oposicionista. Bottura concordou em trabalhar alinhado ao Paço para “fundir” os blocos na Casa.

“Nasci governista e tenho uma boa relação com o Paulo Pinheiro. Não vejo empecilho nesta busca pela governabilidade”, afirmou o presidente. “Depois da (derrota do governo na eleição à) presidência, claro que alguns obstáculos emergiram. Mas fiquei muito contente com a indicação do Bonome, que é, de fato, uma pessoa política dentro da administração e que pode buscar fundir as ideias dos vereadores.”

Bonome disse ter ficado “muito empolgado” com a conversa e marcou novo encontro para a semana que vem. “O presidente se colocou à disposição do governo para somar na construção das melhorias do município. Vai defender a bandeira do prefeito Paulo Pinheiro. Na próxima reunião, vamos definir as ações que serão feitas na Câmara e a contribuição do presidente para com o prefeito”, comentou.

O trabalho para unificação das bancadas, como ocorria no começa da gestão Pinheiro, será embasado no diálogo. O titular da Pasta de Governo definiu que os encontros com parlamentares devem acontecer na sede do Legislativo e que manterá as portas de seu gabinete, no Palácio da Cerâmica, sempre abertas. “Da parte do governo não há empecilho (para trazer vereadores à base). As 19 opiniões unidas e a vontade do prefeito em fazer melhor facilitam as coisas”, declarou Bonome.

Bottura elogiou a postura de dialogar e culpou a falta de um articulador político do Paço com autonomia pelo desgaste da relação do Legislativo com o Executivo, que acabou resultando na vitória oposicionista para a presidência. “Sempre disse que era difícil o diálogo com o governo. Não porque havia oposição. Mas porque não tinha com quem conversar. Não tenho dúvida que o Nilson Bonome fará um bom trabalho para o prefeito Paulo Pinheiro. Vai conectar as ideias dos vereadores com o Paço.”

O presidente relatou que a exigência do grupo é que os projetos sejam discutidos amplamente antes de serem encaminhados para votação em plenário. “A discussão deve ocorrer no nascimento das propostas e não ser informada no dia do encaminhamento à Câmara. A intenção é que a situação seja mais saudável para a votação”, projetou Bottura.

COMISSÕES
Em princípio, o G-11 havia definido que elegeria maioria nas comissões permanentes – Justiça e Redação e Orçamento e Finanças – para ter as presidências. No entanto, Bottura afirmou que irá repassar ao grupo a proposta de Bonome para incluir governistas nas comissões. “Tenho alguns compromissos firmados. Mas acredito que seja possível dialogar. Vou buscar o consenso, com certeza”, defendeu.

“Avançou bastante o diálogo sobre as comissões. Estou otimista”, comentou o secretário de Governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;