Internacional Titulo
Talibã diz ter derrubado avião dos EUA; Pentágono nega
Das Agências
01/11/2001 | 13:37
Compartilhar notícia


A milícia Talibã afirmou nesta quinta-feira ter derrubado e destruído um avião americano não-identificado ao Oeste da cidade de Mazar-i-Sharif, ao Norte do Afeganistão. Fontes dos talibãs em Jalalabad (leste) afirmaram que o avião foi atingido pela defesa antiaérea e que caiu no distrito de Char Bolak, na província de Balkh, na fronteira com o Uzbequistão. O Pentágono nega a informação.

"Confirmamos que atingimos um avião americano. Vimos ele cair no distrito de Char Bolak, mas, entretanto, estamos esperando mais detalhes", declarou Sher Shah Hamdard, chefe da oficina de Jalalabad de Bajtar, agência oficial dos talibãs.

Outras fontes talibãs, que pediram anonimato, disseram ter sido informadas do incidente mediante comunicações pelo rádio com autoridades da milícia muçulmana em Mazar-i-Sharif.

Disseram que o avião foi atingido durante os ataques diurnos contra Mazar-i-Sharif, capital da província de Balj. Char Bolak fica a 40 km ao Oeste desta cidade estratégica, que a oposição tenta tomar há várias semanas.

Desde o início dos bombardeios no dia 7 de outubro, a milícia islâmica disse ter derrubado helicópteros americanos, uma informação desmentida por Washington. O porta-voz do Pentágono garantiu nesta quinta-feira que nenhum avião americano foi derrubado no Afeganistão, ao contrário do que os talibãs afirmaram. "Nenhum avião americano foi derrubado às 08h15 (13h15 GMT)", declarou Victoria Clarke.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;