Internacional Titulo
Documento de cientista iraquiano não prova nada, diz diplomata
Da AFP
28/01/2003 | 08:50
Compartilhar notícia


Os documentos sobre pesquisas nucleares descobertos recentemente na casa de um cientista iraquiano são mais inconsistentes do que pareciam inicialmente, indicou nesta segunda-feira ao Conselho de Segurança o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El-Baradei, de acordo com um diplomata.

Durante seu discurso, El-Baradei disse que as três mil páginas dos documentos eram notas pessoais, anotações de pesquisas ou cursos, correspondência do cientista com funcionários iraquianos, que, no fundo, não contêm nenhuma informação nova.

As afirmações de El-Baradei, segundo diplomatas envolvidos no assunto, denunciam suas divergências com o chefe dos inspetores da ONU, Hans Blix.

Em declaração nesta segunda-feira de manhã no Conselho de Segurança, Blix citou como exemplo a descoberta destas três mil páginas para ilustrar o "encobrimento de documentos" pelo regime de Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;