Brickmann Titulo
Agora vem outra crise

Estudos dos principais bancos brasileiros mostram que o País saiu da recessão. O profeta da crise, Nouriel Roubini

Carlos Brickmann
29/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Estudos dos principais bancos brasileiros mostram que o País saiu da recessão. O profeta da crise, Nouriel Roubini, o Sr. Apocalipse, diz que a recessão mundial termina até o fim do ano. Ótimo - mas chegou a hora de pagar a conta.
Não é uma questão apenas do Brasil: é problema global. Não é possível jogar dois trilhões de dólares na economia, sem aumento equivalente de produção, e esperar que não haja inflação. Haverá inflação. E seu papel será equilibrar o volume de dinheiro existente no mercado com aquilo que for produzido. Não há condições de aumentar a produção tão rapidamente quanto se aumentou a quantidade de dinheiro disponível; o dinheiro, portanto, vai perder parte de seu valor.
No país que mais colocou dinheiro no mercado, os EUA, o dólar está caindo. Cai por dois motivos: primeiro, porque há dólar demais para pouco produto; segundo, porque é do interesse americano que o dólar caia. Com o dólar mais baixo, as imensas reservas de dinheiro da China se diluem; com o dólar mais baixo, os EUA terão produtos mais baratos e poderão exportar mais e importar menos.
Outros países - como a China, que se estruturou para vender ao mundo desenvolvido - contribuirão involuntariamente para que os EUA paguem a conta.
O Federal Reserve americano anuncia que apoiará o fortalecimento do dólar. Bobagem: não há como recolher o brutal excedente de dinheiro que existe no mercado. E, aliás, não tem a menor intenção de fazê-lo. Se os americanos podem transferir parte da conta a outros países, por que irão pagá-la sozinhos?

PROBLEMAS MUNDIAIS
Uma ideia dos problemas econômicos, que vão virar inflação, de alguns dos principais países do mundo: os EUA, que tinham déficit público de pouco mais de 3% do PIB no ano passado, têm agora algo como 13%; na Inglaterra saltou de pouco mais de 5% para 14%; a Alemanha, sempre tão contida, passou de 0,3% para quase 5%. E o da Itália dobrou, estando hoje em 5%.

PROBLEMAS BRASILEIROS
O Brasil suportou bem a crise, não perdeu reservas internacionais, manteve a inflação sob controle e a rede de proteção social ajudou a amenizar o desemprego. Mas o Brasil também tem um problemaço: a alta dos custos fixos. As despesas de pessoal cresceram quase um ponto percentual; os gastos do governo subiram dois pontos percentuais. O custo do governo é uma bomba-relógio que exige cuidado e parcimônia nos gastos para evitar o crescimento da inflação interna.

NHÔ RUIM, NHÔ PIOR
O ministro da Justiça, Tarso Genro, está convencido de que é o único candidato petista em condições de vencer as eleições no Rio Grande do Sul. Mas quer, antes de deixar o cargo, assegurar sua substituição por alguém da mesma corrente do PT. O candidato que sugere é o deputado federal paulista José Eduardo Martins Cardozo. No Brasil, nada é impossível. Nem mesmo ter saudades de Tarso Genro.

MATADOR NO PODER
Mas o problema pior é o da Argentina. O prefeito de Buenos Aires, Maurício Macri, líder da oposição ao governo Kirchner, nomeou um cavalheiro, "Fino" Gonzalez, envolvido com brigadas para-militares de assassinos e sequestradores para a chefia da Polícia Metropolitana. E se recusa formalmente a substituí-lo.

MÁ NOTÍCIA
Os planos de saúde querem mais aumentos. O pretexto agora é a gripe suína.

COISA FEIA
De Danilo Gentilli, do programa CQC, em seus comentários no Twitter: "Agora, no TeleCine, King Kong, um macaco que depois que vai para a cidade e fica famoso pega uma loira. Quem ele acha que é: jogador de futebol?"; "Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?" A explicação é razoável e simples: porque a lei proíbe. Racismo é crime inafiançável. Chamar alguém de macaco é considerá-lo inferior a um ser humano - apenas um primata. E é pena ter de explicar isso ao talentoso Danilo Gentilli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;