D+ Titulo
O fantasma da calvície feminina
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
08/02/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Tudo começa com uma pequena queda dos fios. Pode parecer normal, mas se o número de cabelos que ficarem presos no ralo do banheiro logo após o banho começarem a aumentar, já é um motivo e tanto para preocupação. Pode ser um sinal de calvície que, embora poucos saibam, também acomete as mulheres.

O problema pode ter dois motivos: hereditário ou hormonal. No primeiro caso, explica o dermatologista da Faculdade de Medicina do ABC Luiz Henrique Paschoal, a queda pode acontecer em qualquer idade. "Geralmente, nas mulheres, o topo da cabeça é onde os fios começam a ficar mais finos e a caírem."

Já no segundo, o fator hormonal é o mais comum: decorre geralmente após a menopausa, quando os hormônios femininos (progesterona e estrógeno) começam a cair e sobressai o masculino (testosterona). "Os cabelos tendem a enfraquecer nesta época da vida da mulher, o que facilita a queda", explica a também dermatologista Alessandra Nogueira, de São Paulo.

Mas, antes de ser diagnosticada realmente a calvície, uma série de fatores que podem desencadear a queda dos fios são analisados. Dentre eles, explica Alessandra, estão o uso de medicamentos, estresse, hipotiroidismo, problemas nutricionais etc.

"A constatação do problema é dada por exclusão. A ocorrência de ovário policístico, por exemplo, gera queda de cabelo similar", explica a especialista.

Ambos são unânimes em afirmar: a queda diária de cabelos é normal. "Até 120 fios corresponde à renovação do ciclo capilar. Mais do que isso é recomendado procurar um especialista", acrescenta Paschoal.

A eficiência do tratamento - Quando o fator é genético, tratamentos à base de medicamentos podem reduzir a evolução do problema. Mas a dermatologista Alessandra Nogueira já adianta que pode ser um processo longo, já que requer o uso de medicamentos para frear o processo de queda.

Também podem ser feitas mesoterapias capilares (em que princípios ativos são aplicados diretamente na pele) e o uso de xampus antiqueda, que têm um efeito menor que outros métodos.

Mas, quando a menopausa chegar e começar a refletir na cabeça, a reposição hormonal pode ser uma saída. Mulheres, não há motivo para desespero. "Careca completamente somente os homens ficam", ameniza Paschoal.

Em casos extremos, para melhorar a autoestima e o visual, transplantes capilares também são oferecidos por algumas clínicas, assim como para os homens. Em alguns casos, basta apenas uma sessão para cobrir o couro cabeludo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;