Nacional Titulo
RS: confronto entre sem-terra e polícia deixa 20 feridos
27/01/2004 | 00:24
Compartilhar notícia


Dois conflitos entre soldados da Brigada Militar (a Polícia Militar gaúcha) e agricultores assentados ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) deixaram um saldo de 20 feridos nesta segunda-feira em Santana do Livramento (RS), na fronteira do Brasil com o Uruguai. Assim como outros grupos faziam em Viamão e Arroio Grande, os assentados da região fronteiriça promoveram protestos para exigir verbas para o custeio da lavoura e prorrogação do pagamento de dívidas.

Em Santana do Livramento, o grupo decidiu invadir a agência do Banco do Brasil e, para isso, enfrentou a resistência da Polícia Militar e acabou se envolvendo em tumultos.

O protesto dos assentados começou antes de a agência abrir. Eles chegaram num ônibus, quebraram a porta de acesso aos caixas automáticos e não recuaram quando os soldados tentaram afastá-los do local. O confronto, que teve como armas paus, pedras e cassetetes, feriu sete policiais militares e seis sem-terra.

No início da tarde, diante da reintegração de posse concedida pela Justiça ao Banco do Brasil, os agricultores decidiram deixar a agência. Quando estavam saindo do prédio, a Brigada Militar prendeu um deles, Roberto de Moura, e passou a identificar alguns outros, a quem acusava de agressão no incidente da manhã. O clima ficou tenso e houve novo confronto. Mais um policial e outros seis integrantes do MST acabaram feridos. Só um dos envolvidos nas brigas, o assentado Nelson Francisco Müller, com hematomas na cabeça, ficou internado na Santa Casa, em observação. Os demais foram atendidos e liberados. Nos outros protestos não houve choques com a polícia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;