Política Titulo Histórico
Patrimônios da Estrada
Velha serão restaurados

Durante reabertura da rota turística, governador
Geraldo Alckmin revela o plano de revitalização

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
16/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Reaberta ontem para visitação, a Estrada Velha de Santos (Rodovia Caminho do Mar SP-148) passará por processo de revitalização de seus monumentos históricos, cuja obra será capitaneada pelo governo do Estado.

Durante a solenidade de reabertura da antiga via que ligava São Paulo ao Litoral, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assegurou recuperação em seis marcos tradicionais. A intervenção está prevista para ser concluída até o fim de 2014. “São monumentos de grande importância, que fazem parte da história da colonização do Estado”, disse.

O governador recordou que a Casa de Visitas do Alto da Serra já foi reformada e futuramente será voltada à educação ambiental. Os outros marcos que receberão melhorias são: Pouso Paranapiacaba, Ruínas do Pouso, Rancho da Maioridade, Padrão do Lorena e Pontilhão da Raiz da Serra.

“Todos esses locais estão visitáveis e sendo recuperados, mas há detalhes que implicam num trabalho artístico, que demanda um pouco mais de tempo de restauro”, justificou o secretário estadual de Energia, José Aníbal (PSDB), designado por Alckmin para cuidar da reabertura da rota turística.

Aníbal também anunciou a realização de ciclofaixa nos dez quilômetros que antecedem a entrada do Parque da Serra do Mar. “Entramos em contato com a Secretaria (Estadual) de Transportes para trabalharmos nisso já no início do ano”, disse o secretário.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) lembrou do apelo popular pela construção da ciclofaixa. “Essa foi uma ideia que levamos ao governo do Estado. As pessoas que frequentavam o espaço pediam essa melhoria, fiz o encaminhamento e deu certo. É uma conquista para todos.”

A Estrada Velha estava fechada desde 2011, por cauda de deslizamentos. O investimento foi de R$ 400 mil, por meio da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), para recuperação da pista e das áreas afetadas pelo incidente.

O local ficará aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. As atividades monitoradas, que antes precisavam ser feitas previamente pela internet ou telefone, agora também podem ser agendadas no mesmo dia.

O governo contou com apoio da iniciativa privada para reabrir a rodovia e vai procurar novas parcerias para colaborar com a manutenção do espaço.

TRAVESSIA

Alckmin dispensou o terno e gravata para fazer a primeira travessia da Estrada do Mar revitalizada. Acompanhado da primeira-dama Lu Alckmin e secretários, ele refez o caminho dos desbravadores durante o período de colonização do Estado. O prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), acompanhou todo o trajeto.

O governador percorreu seis quilômetros até Cubatão. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), esteve ao lado do tucano durante os 400 metros iniciais, até o Pouso Paranapiacaba, construção em alvenaria de pedras, que serviu de ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e a Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;