Política Titulo
Procurador pode abrir processo contra ACM e Arruda
Do Diário OnLine
28/05/2001 | 17:28
Compartilhar notícia


O procurador do Ministério Público Federal Luiz Francisco de Souza afirmou nesta segunda-feira que a Procuradoria vai investigar a participação do ex-senador José Roberto Arruda (sem partido-DF) e do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) na quebra do sigilo do painel de votação, caso a Polícia Federal não abra um inquérito para apurar esse caso. Personagem responsável pela descoberta da existência da lista com os votos secretos da sessão em que Luiz Estevão foi cassado, o procurador ressalta que o processo será facilitado com a perda da imunidade parlamentar de ambos os investigados – Arruda renunciou ao mandato na última quinta-feira e ACM deve fazê-lo na próxima quarta.

As declarações do procurador foram feitas no território político do senador ACM: a Bahia. Souza participou, nesta segunda pela manhã, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e pela seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a exposição de denúncias contra a Polícia Militar do Estado.

Souza, porém, não se intimidou e opinou que ACM mereceria a cassação de seu mandato no Senado por ter atuado como ‘autor intelectual e mandante’ da quebra de sigilo.

O procurador elogiou ACM pelo empenho na cassação do mandato de Estevão – envolvido com o escândalo do desvio de verbas públicas destinadas à construção do TRT-SP -, mas afirmou que o senador baiano não queria a prisão do ex-colega. Souza afirmou que o então presidente do Congresso não liberou documentos sobre o ex-senador do PMDB do Distrito Federal pedido pelos procuradores durante a investigação sobre o caso TRT.

Ele desafiou ainda o cacique baiano a orientar seus comandados no Congresso a apoiarem a abertura de uma CPI para investigar suspeitas de corrupção no governo federal. Souza analisou que a recusa de ACM em apoiar a comissão não seria congruente com o discurso pela moralidade adotado pelo pefelista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;