Nacional Titulo
Homem que vendeu rim aponta participação da PM no esquema
Do Diário OnLine
04/12/2003 | 13:33
Compartilhar notícia


Um homem que vendeu um rim por cerca de R$ 40 mil a um iraquiano apontou a participação de um capitão e um médico da Polícia Militar de Pernambuco no esquema de tráfico internacional de órgãos humanos. Ao todo, 11 acusados de envolvimento no esquema foram presos na terça-feira, enquanto a polícia continua à procura de outros suspeitos.

Em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, a testemunha contou que um capitão identificado como Ivan o recrutou para participar do esquema e que um médico da PM realizou os exames para verificar a compatibilidade do órgão a ser doado com o receptador.

Segundo o doador, que não quis se identificar, as cirurgias para retirada e transplante do órgão aconteceram na mesma sala do hospital St. Augustines, em Durban, na África do Sul. Antes da viagem, ele realizou um exame sobre suas condições físicas e compatibilidade sangüínea em Recife, com um médico da PM.

Após mostrar um corte de cerca de 40 centímetros em suas costas, ele contou que só recebeu o pagamento – R$ 40 mil - quando já estava de volta no Brasil. Ele explicou que se submeteu ao esquema para conseguir dinheiro.

A Polícia Federal já pediu ajuda à embaixada da África do Sul e à Interpol para auxiliar nas investigações do grupo. Nesta quinta-feira, dois israelenses suspeitos de envolvimento no esquema foram presos em Durban.

A polícia sul-africana prendeu Ajania Robel, 42 anos, que havia sido submetido a um transplante de rim em um hospital privado de Durban, e Meir Sushan, 49, sob a mesma acusação. Há a suspeita de que Sushan tenha sido intermediário na negociação. A dupla foi libertada sob fiança e vai aguardar o julgamento, que acontece em fevereiro, em liberdade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;