Redesenhada, a nova Ram 2500 está disponível no Brasil. A picape grande é importada oficialmente pelo grupo FCA, sendo vendida apenas na configuração Laramie de cabine dupla. Equipada com o motor diesel 6,7l de seis cilindros, que rende até 365 cv de potência e 110,7 kgfm de torque, ela tem preço sugerido de R$ 289.900.
A transmissão tem alavanca na coluna de direção e conta com seis marchas. Já a tração é selecionada no painel, tendo as posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. O diferencial traseiro, por sua vez, é antideslizante.
A nova Ram 2500 estreia no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV. É a quarta geração do sistema multimídia da FCA, que inclui a tela de 12 polegadas. O monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado. A central também é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, traz também o sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado em alguns fones de ouvidos.
Na tela do Uconnect é possível ainda acessar outros novos recursos da picape, como as câmeras 360° e da caçamba. Esta última fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque.
Entre bancos dianteiros, foi aplicado um novo console central. A peça permite guardar até um laptop de 15 polegadas, até três celulares ou um tablet, e tem dois porta-copos móveis, com três posições, tomada 110 volts e cinco portas USB, sendo duas de carregamento rápido (tipo C). Ali também está o leitor de CD e DVD.
Atrás, há espaço para três adultos, saídas de ar-condicionado, tomada 110 volts e quatro portas USB, sendo duas do tipo C. No assoalho, há duas gavetas impermeáveis e removíveis sob os tapetes de borracha. E o banco bipartido (60/40) pode ter os assentos levantados, revelando um exclusivo porta-objetos, cujas tampas podem ser desdobradas, para montar uma plataforma interna de carga.
Em relação à segurança, a Nova Ram 2500 Laramie conta com seis airbags e os controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria. A picape também conta com alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás.
LEIA MAIS: Dicas para rodar com segurança e manter o carro no verão
Golf x Onix: conheça os carros mais vendidos na Europa e na América Latina
Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou sonoros.
Os espelhos externos foram redesenhados, contando com braços mais longos, possibilitando serem colocados na vertical, além da tradicional posição horizontal, situação útil quando se está rebocando. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente.
Há duas novas cores para a carroceria, a perolizada Azul Patriot e a metálica Marrom Walnut, que se somam à solida Vermelho Flame, às metálicas Prata Billet, Granito Crystal e às perolizadas Branco Pérola e Preto Diamond. E além tradicional preto, o revestimento interno pode ter uma combinação de marrom com bege.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.